NÍVEL MÉDIO

Ensino técnico presencial é iniciado em Lavras, por parceria entre IFSuldeMinas, UFLA e Prefeitura

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 25 Agosto 2023 11:16 | Última Atualização: Quarta, 30 Agosto 2023 15:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

Por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Prefeitura do Município, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) iniciou a oferta inédita de cursos técnicos presenciais em Lavras. Representantes das instituições envolvidas deram as boas-vindas aos calouros dessa modalidade de ensino, na aula inaugural ministrada do câmpus da UFLA nessa quinta-feira (24/8).

São mais de 100 estudantes matriculados em quatro cursos técnicos: Agropecuária, Administração, Informática para Internet e Segurança do Trabalho. Há moradores de Lavras e cidades da região, que estão ingressando no mercado de trabalho ou buscando novas oportunidades.

Daiene da Glória Leopendes, moradora de Lavras, decidiu cursar Administração,  pois já desenvolve atividades relacionadas à área. Ela está animada, já que o curso é ofertado por instituições de referência. “Já ouvi falar muito do IFSuldeMinas e a UFLA é um polo de ensino muito importante para nós”.

Juliano Salvo está disposto a percorrer 55 km todos os dias, de Santo Antônio do Amparo a Lavras, para cursar Segurança do Trabalho. “Em todos os lugares que já trabalhei havia esse profissional, então acho uma boa oportunidade. Já pensei em fazer o curso, mas só agora tem uma opção gratuita por perto”.

Na recepção, os estudantes foram estimulados a aproveitar todas as oportunidades. O representante da Reitoria, professor Márcio Machado Ladeira, destacou que toda a estrutura da Universidade poderá ser utilizada pelos ingressantes: restaurante universitário, atividades de lazer e, principalmente, os laboratórios utilizados para pesquisas de mestrado e doutorado.

“Vocês vão ter à disposição oportunidades que outros estudantes de cursos técnicos não têm, como a possibilidade de participar de núcleos de estudo, interagir com pesquisadores de mestrado e doutorado, utilizar laboratórios de ponta. Façam parte da UFLA, aproveitem todas as oportunidades que puderem”, aconselhou.

A esse respeito, o reitor do IFSuldeMinas, professor Cléber Ávila Barbosa, acrescentou que estudantes de pós-graduação da UFLA estarão diretamente envolvidos na oferta dos cursos, em apoio aos docentes do Instituto Federal.

O professor Cléber e a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, ressaltaram, ainda, que os quatro cursos ofertados foram definidos com base em demandas das empresas e possuem boa inserção no mercado de trabalho local.

Após a recepção oficial, foi ministrada a palestra “O ensino técnico com formação humana e o mundo do trabalho”, pelo professor Sérgio Pedini, que se formou na UFLA e leciona no IFSuldeMinas.

Os cursos técnicos terão aulas presenciais no câmpus da UFLA, no período noturno, e duração de um ano e meio, exceto o curso de Administração, que terá duração de um ano. Os cursos são destinados a quem já concluiu o ensino médio.

Centro de Referência Integrado

cursos tecnicosPela parceria entre as instituições, foi criado o Centro de Referência Integrado, primeira iniciativa do País envolvendo Instituto Federal, Universidade e Prefeitura para a oferta de cursos técnicos presenciais.

O IFSuldeMinas é responsável pela seleção do corpo docente dos cursos, pela execução do projeto pedagógico e pela coordenação das políticas de auxílio e assistência estudantil.

A UFLA disponibiliza toda a infraestrutura necessária, como acesso a salas de aula, laboratórios, bibliotecas etc; também irá incrementar a integração entre as instituições nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, incluindo discentes, professores e técnicos administrativos do IFSuldeMinas nos programas de esporte, lazer, arte e cultura da Universidade, e disponibilizando atendimento de urgência e emergência.

A Prefeitura de Lavras fará um aporte de 260 mil para custear a alimentação dos estudantes e está cedendo servidores para apoio às atividades. A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

A expectativa de todas as instituições envolvidas é que esse seja apenas o início de uma parceria duradoura. O reitor em exercício da UFLA adianta que estão em estudo na Instituição outros projetos inovadores, como a oferta de cursos tecnológicos de nível superior, que podem complementar a formação dos cursos técnicos. “Nada melhor do que a parceria com o IFSuldeMinas e sua expertise para levar adiante esses projetos”, conclui.