PROCESSOS SELETIVOS

UFLA compartilhou experiência sobre o PAS em evento do MEC que discutiu aperfeiçoamento do Sisu

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 06 Setembro 2023 11:19 | Última Atualização: Terça, 12 Setembro 2023 17:55
Gentileza solicitar descrição da imagem

A experiência do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Federal de Lavras (PAS/UFLA) foi compartilhada com os participantes do encontro promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para discutir o aperfeiçoamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O evento, intitulado “Diálogos sobre o acesso à educação superior: unir para fortalecer o Sisu”, foi realizado em 30/8, na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.

Pró-reitores de graduação de instituições públicas de ensino superior, representantes estudantis e de movimentos sociais reuniram-se presencialmente para discutir as propostas de evolução do Sisu, público ampliado com a participação registrada em ambiente on-line. O pró-reitor adjunto de Graduação da UFLA, professor Lucas Amaral, representou a Instituição no evento e foi um dos convidados a apresentar resultados, desafios e perspectivas de melhorias a partir da experiência com outros processos seletivos mantidos pelas instituições.

"No que se refere ao PAS, destacamos o impacto que esse processo possui sobre a regionalização do acesso ao ensino superior, já que por meio dele conseguimos incluir, com melhores resultados, estudantes do interior do Estado, facilitando a permanência nos cursos. As taxas de evasão são um pouco menores e a retenção é maior, e mostramos esses números. Além disso, o PAS funciona com extensão universitária, já que os estudantes do ensino médio acabam tendo contato com a universidade ao longo de todo o processo, e têm a oportunidade de se autoavaliarem ao longo das etapas em relação ao seu grupo de interesse. Mas também temos dificuldades e desafios, e tudo isso contribui para as discusssões das possibilidades de aperfeiçoamento do Sisu", comenta.

A secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho, ressaltou a impotância da criação de espaços de escuta e diálogos para a construção de melhorias que possam ser anunciadas para o Sisu já em 2024. Segundo o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Dippes/Sesu/MEC), Alexandre Brasil, as informações sobre como participar das ações do MEC que promovem o acesso ao ensino superior, como o Sisu, precisam chegar até os jovens que não têm conseguido disputar essas vagas. “Nosso desafio é o de tornar o Sisu mais atrativo e inclusivo para os jovens e mais eficiente, do ponto de vista da administração acadêmica, sem perder de vista o seu histórico relevante, que iniciou uma verdadeira transformação na forma de ingresso na universidade pública”.

Com informações do Portal do MEC: acesse a matéria.