Relatório Anual 2022

Panorama da Iniciação Científica na UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 25 Setembro 2023 16:09 | Última Atualização: Segunda, 02 Outubro 2023 18:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

O coordenador dos Programas de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Márcio Gilberto Zangeronimo e o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira, reuniram-se com os diretores das unidades acadêmicas e coordenadores de curso de graduação para uma discussão sobre o panorama geral da Iniciação Científica (IC) na Instituição, no dia 12 de setembro.

O professor Márcio fez uma apresentação detalhada dos dados de demanda e de cotas aprovadas nas diversas modalidades da Iniciação Científica. Durante a reunião, além de apresentar esse mapeamento, destacou-se a sua importância, seja voluntária ou remunerada, e o quanto enriquece a formação dos estudantes, com destaque para a autonomia que adquirem, capacidade de pensar criticamente em busca de soluções para os problemas de pesquisa e do cotidiano e treinamento para apresentações em eventos científicos. O coordenador enfatizou que a Iniciação Científica permite que os estudantes cheguem mais preparados tanto ao mercado de trabalho quanto à pós-graduação.

Os professores comentaram que a UFLA dispõe de um número significativo de bolsas e que todos os estudantes e professores interessados devem enviar propostas de forma a elevar a demanda institucional como forma de justificar a expansão desse tipo de financiamento pelas agências de fomento. Eles também chamaram a atenção para a importância do Programa de IC voluntária, considerando a sua equivalência em diversos processos seletivos em comparação aos programas com bolsa.

Confira o Relatório Anual 2022