PLATAFORMA INCITES

Abertas inscrições para capacitação em análise bibliométrica de pesquisas relacionadas aos ODS

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 03 Outubro 2023 17:16 | Última Atualização: Segunda, 16 Outubro 2023 10:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (PRPG/UFLA) convida a comunidade universitária para a capacitação referente ao uso das ferramentas da plataforma InCites focadas na análise da produção científica  ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento será on-line, no dia 6 de outubro de 2023, às 14h30, com duração de duas horas.

A capacitação é gratuita e aberta a professores, coordenadores de programas de pós-graduação e estudantes da UFLA. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro pelo site da Clarivate: https://bityli.cc/FxA.

O InCites (Clarivate) é uma plataforma analítica de pesquisa e análise bibliométrica que fornece informações sobre o desempenho e impacto de publicações e colaborações científicas. Ela é projetada para ajudar instituições acadêmicas de ensino superior, editores e pesquisadores a avaliar e medir a produção de pesquisa e realizar comparação com seus pares.

Considerando a direção do desenvolvimento de pesquisas ao redor do mundo e as áreas prioritárias das agências de fomento nacionais e internacionais, o uso do InCites de maneira estratégica pode oferecer a pesquisadores e gestores da UFLA conhecimentos valiosos sobre o estado atual da pesquisa relacionada aos ODS, com a identificação de áreas de destaque ou em potencial, o que pode impulsionar ações e estabelecimento de colaborações estratégicas.

Os ODS foram estabelecidos pela ONU para abordar questões globais relacionadas à pobreza, fome, saúde, educação, igualdade de gênero, água potável, saneamento, energia limpa e acessível, trabalho decente, inovação, redução das desigualdades, paz, justiça, entre outros.

A UFLA tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável e tem adotado diversas ações para promover os ODS. A capacitação para análise bibliométrica de pesquisas relacionadas aos ODS é uma dessas ações, que visa contribuir para o fortalecimento da pesquisa e da inovação na UFLA em áreas prioritárias para o desenvolvimento sustentável.