Ir direto para menu de acessibilidade.
Câmpus Paraíso

Encontro marca início de projeto de iniciação científica para estudantes do ensino médio em Paraíso

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Quarta, 18 Outubro 2023 17:42 | Última Atualização: Quinta, 26 Outubro 2023 16:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin-UFLA), Câmpus Paraíso,  promoveu, nesta quarta-feira (18/10), o “Café com BIC Jr.”, um momento de integração dos bolsistas do programa BIC Júnior. Sete estudantes do ensino médio de quatro escolas públicas do município foram contemplados com a bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Na UFLA, o Programa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior) teve início em 2002. O objetivo é incentivar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais a participarem de projetos de iniciação científica e tecnológica nas universidades, por meio da concessão de bolsas. Além disso, serve de estímulo à continuidade dos estudos em nível superior e ao interesse pela ciência, contribuindo para a formação escolar do aluno e promovendo o contato com o ambiente e as atividades acadêmicas.

O projeto tem a participação de professores, que atuam como orientadores dos bolsistas no desenvolvimento dos projetos de iniciação científica. 

Durante o evento de integração dos bolsistas, eles tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o programa e sobre o Ictin-UFLA. Ana Beatriz, aluna do 1º ano da Escola Estadual Clóvis Salgado, destacou como está a expectativa para iniciar o projeto. 

“É algo totalmente novo pra mim, mas a expectativa é a melhor possível. Hoje eu costumo dizer que estudar na UFLA é um dos meus principais objetivos, e por isso, ser uma bolsista aqui. É como dar um primeiro passo para a realização desse sonho”, contou empolgada a estudante. 

A colega de sala, Ana Júlia, comentou quais foram as primeiras impressões durante o encontro de integração. 

“Achei os professores incríveis, e esse encontro com eles ajudou a quebrar um pouco o gelo. A gente pode ter um primeiro contato mais dinâmico, de troca de ideias, falar um pouco sobre quem somos, o que queremos. Isso ajuda muito no processo que teremos agora para o desenvolvimento do projeto”, afirmou a estudante. 

A coordenadora do BIC Júnior do Ictin, professora Juliana Nunes Santos, explica que o objetivo do projeto é justamente possibilitar que os bolsistas conheçam melhor as atividades e possibilidades profissionais de suas áreas de interesse. 

“Agora eles vão conviver dentro desse ambiente universitário, desenvolver um senso crítico, a escrita científica, aprender a fazer um planejamento, ter interação social. É um projeto que vai ajudar muito esses alunos a vivenciar, na prática, o desenvolvimento de pesquisas científicas, com a orientação dos nossos professores”, comentou a coordenadora. 

WhatsApp Image 2023 10 18 at 17.34.20 1

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção