educação

Congresso Unificado da UFLA começa segunda-feira (6/11)

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 01 Novembro 2023 16:49 | Última Atualização: Quarta, 01 Novembro 2023 17:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

Começa na segunda-feira (6/11) o Congresso Unificado da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O tema deste ano é “Desafios e oportunidades da universidade sem muros na era da inteligência artificial” e traz para o debate as transformações na educação com o advento da inteligência artificial e a crescente demanda por uma abordagem mais aberta e colaborativa na universidade e na sociedade. No evento, unem-se as diversas atividades do XXXVI Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), do XVIII Congresso de Extensão (Conex) e do XXXII Congresso da Pós-Graduação. Toda a comunidade é convidada a participar.

A solenidade de abertura será às 9h, no Salão de Convenções. A palestra de abertura será ministrada pela diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior/Ministério da Educação (MEC), professora Tânia Mara Francisco.

Ainda no dia 6/11, às 14h, no Salão de Convenções, será apresentado o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais pelo diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM), professor Rodrigo Barbosa Capaz.

Já a palestra de encerramento “Questões Éticas em Inteligência Artificial: Desafios e Reflexões”, no dia 10/11, às 10 horas, no Salão de Convenções, será proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) José Alfredo Ferreira Costa. Às 14 horas, nesse mesmo dia, haverá a solenidade de premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados no Congresso Unificado.

Para acessar as programações específicas:

Ciufla (https://congressos.ufla.br/xxxvi-ciufla): Tem como principal objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de graduação da instituição.

Conex (https://congressos.ufla.br/xviii-conex): Busca fomentar discussões e debates em torno da extensão universitária e suas contribuições para a sociedade.

Congresso da Pós-graduação (https://congressos.ufla.br/xxxiiicppg): Oportunidade para os estudantes regularmente matriculados nos cursos de mestrado ou doutorado dos Programas de Pós-graduação, pesquisadores de pós-doutorado e residentes em Medicina Veterinária da UFLA apresentarem os resultados de suas pesquisas.

Plataforma MultiLab

A plataforma MultiLab.UFLA, trata-se de um sistema de informação desenvolvido para facilitar a visibilidade e o compartilhamento da infraestrutura de pesquisa, a fim de viabilizar o planejamento e a execução de projetos e serviços e evitar a ociosidade e duplicidade de equipamentos, otimizando a utilização de recursos públicos, bem como favorecendo ações de manutenção das estruturas.

Durante a abertura do Ciufla (6/11), a Plataforma será apresentada a toda comunidade.