cinco medalhas

Peti Direito da UFLA conquista o maior número de medalhas na X Olimpíada do Conhecimento Jurídico

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 01 Novembro 2023 17:24 | Última Atualização: Quarta, 01 Novembro 2023 17:26
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Peti Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) garantiu medalha em cinco provas na X Olimpíada do Conhecimento Jurídico, realizada pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), em São Paulo, entre os dias 17 e 20 de outubro. Sob a liderança do professor Gustavo Ribeiro, com apoio da doutoranda Luiza Resende Guimarães, a equipe é integrada pelos estudantes Amanda Batistella, Letícia Silva, Luiz Mata, Rafaella Meireles e Sofia Barreto.

Em Redação de Peça Jurídica, prova na qual se examina a capacidade de apresentação e defesa de um posicionamento jurídico a partir de um caso hipotético controverso, Letícia Silva e Luiz Mata conquistaram medalha de ouro. Na prova de Conhecimento de Legislação, em que se avalia a localização e compreensão de dispositivos legais, Sofia Barreto e Luiz Mata conquistaram medalha de prata.

Na modalidade Conhecimento Jurisprudencial, em que se avalia a compreensão das orientações majoritárias da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em temas de Direito Privado, Rafaella Meireles e Letícia Silva obtiveram medalha de prata. Em Conhecimento Doutrinário, prova caracterizada pela resolução de casos envolvendo o Direito Civil, os estudantes Luiz Mata, Sofia Barreto, Letícia Silva e Rafaella Meireles conquistaram medalha de bronze.

A equipe também conquistou medalha prata na prova de Redação e Sustentação Oral de Projeto de Lei, com o tema “Sucessão Legítima: concorrência sucessória nas uniões e nos casamentos sob as óticas dos regimes de bens”. Os integrantes puderam se debruçar sobre o assunto previamente, discutir seus principais aspectos e sugerir alterações para o Código Civil. Ao final, tiveram a oportunidade de sustentar oralmente as razões de suas propostas para uma banca composta por eminentes juristas, como Mário Delgado e Sílvio Venosa.

Com saldo de cinco medalhas em seis provas, o Peti Direito se consagrou novamente como a equipe que mais obteve medalhas na X Olimpíada do Conhecimento Jurídico: uma de ouro, três de prata e uma de bronze.