Bacharelado inovador em Estatística será iniciado na UFLA no próximo semestre

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Segunda, 18 Dezembro 2023 08:19 | Última Atualização: Terça, 09 Janeiro 2024 07:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

No semestre 2024/1, terá início na Universidade Federal de Lavras (UFLA) um novo curso integral de graduação: o bacharelado em Estatística, com ênfase em Ciência de Dados, aprovado em 25/1 pelo Conselho Universitário (CUNI). O curso terá duração de oito semestres e serão ofertadas apenas dez vagas por ano, para que as metodologias sejam centradas na atuação de cada um dos estudantes.

O ingresso será anual e aqueles que ingressarem no curso terão o direito de usufruir de um notebook com especificações atualizadas, além da possibilidade de utilização de laboratórios de computação da Universidade. Cada estudante será acompanhado por um docente-tutor durante a sua jornada acadêmica, e todas as disciplinas terão natureza teórico-prática, baseadas em metodologias de ensino-aprendizagem diferenciadas.

A proposta é inédita no Brasil e as inovações foram pensadas a partir da observação dos cursos existentes, como forma de mitigar desafios, como a evasão e a distância entre as exigências do mercado e a atual estrutura dos cursos de estatística.

O egresso do curso de bacharelado em Estatística da UFLA terá uma formação sólida em estatística, matemática e em recursos computacionais. Seu perfil profissional será pautado pelas habilidades necessárias para conjurar conhecimentos teóricos e práticos na análise de dados.

O curso de Estatística da UFLA está ligado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet).

Saiba mais sobre o novo curso.