NOVO CURSO

UFLA promove aula inaugural do curso de Estatística com foco em Big Data e Data Science

Escrito por Pedro Henrique Cardoso | Publicado: Segunda, 11 Março 2024 14:52 | Última Atualização: Terça, 12 Março 2024 13:16
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) inicou, na última quinta-feira (7/3), o curso de Bacharelado em Estatística, em cerimônia de aula inaugural realizada no anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação (DCC). A solenidade contou com a presença de autoridades da Instituição, professores ativos e aposentados, estudantes e convidados. O propósito do curso é formar profissionais com forte conhecimento em estatística, matemática e ferramentas computacionais, preparando-os para resolver problemas que envolvam a análise de grande quantidade de dados.

Compuseram a mesa de honra da aula inaugural o Reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Junior, o coordenador do curso de Estatística, Mário Javier Ferrua Vivanco, o chefe do departamento de Estatística (DES), Renato Ribeiro de Lima, e o Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/UFLA), João Domingos Scalon. O docente aposentado, Agostinho Roberto de Abreu, contou a história da disciplina de Estatística na UFLA, e o professor Júlio Silva de Sousa Bueno Filho apresentou uma palestra sobre a evolução dos métodos de análise de dados.

O curso, que será integral e ofertará dez vagas por ano, disponibilizará um ambiente de ensino-aprendizagem focado nos estudantes. Eles terão acesso a notebooks individuais e aos laboratórios de computação da Universidade. Durante os oito semestres de formação, os discentes poderão realizar diversas atividades complementares, tais como se inscrever em projetos de Iniciação Científica, efetuar monitorias nas disciplinas do Departamento de Estatística (DES), criar empresas juniores em análise de dados, desenvolver estágio supervisionado, cursar disciplinas eletivas e ainda comparecer a palestras, workshops e congressos.

O coordenador do curso, o professor Mario Javier Ferrua Vivanco, destaca que quase todas as empresas e instituições atualmente trabalham com grandes conjuntos de dados e que, para explorá-los, é necessário ser capaz de utilizar ferramentas computacionais de análise estatística. “O que está em voga hoje é trabalhar com grandes agrupamentos de dados. E o nosso curso de Estatística estará concentrado em utilizar ferramentas de Data Science para examinar esses dados”.

Os alunos da primeira turma demonstraram grande expectativa em relação ao curso. João Paulo Assis Bonifacio, de Itajubá, Minas Gerais, disse buscar na Estatística uma carreira melhor remunerada do que a de sua formação anterior. Já Jéssica Ramos dos Santos, de Sumaré, São Paulo, que vem de uma família de estatísticos, disse ter escolhido o curso na UFLA pela sua matriz curricular atualizada e pelo renome da Universidade.

A criação deste curso é uma importante iniciativa que visa atender à crescente demanda por profissionais qualificados na área de análise de dados. Com seu foco em Big Data e Data Science, o curso tem o potencial de formar estatísticos altamente preparados para os desafios do mercado de trabalho atual.

Confira as fotos do evento.