Semana de Planejamento e Formação Docente Continuada da UFLA abordou o tema “Inteligência Artificial no Ensino Superior”
Entre os dias 5 e 8/3, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Lavras (Prograd/UFLA), por intermédio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), realizou a XII Semana de Planejamento e Formação Docente Continuada. O tema foi a “Inteligência Artificial (IA) no Ensino Superior: problematizando usos e formas” e teve como objetivo fomentar as discussões acerca das demandas colocadas à ação docente e ao processo ensino-aprendizagem diante dos crescentes avanços tecnológicos que caracterizam a sociedade contemporânea e que influenciam os diferentes contextos educacionais.
O evento ocorreu de forma híbrida e contou com a participação dos docentes da UFLA nas atividades propostas, reafirmando a valorização dos tempos e espaços formativos e de diálogos sobre a docência. A professora da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA) Renata Andrade comentou sobre a importância de discutir temas atuais como a Inteligência Artificial. “Está sendo muito importante essa formação, os temas são super atuais e muito pertinentes. Como professora nova na Instituição, está sendo muito bom para me colocar a par do que está acontecendo”.
O professor da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA) Tufi Neder Neto, que trabalha na Universidade há 15 anos, também compartilhou a importância de ações como essa. “A educação é uma área na qual é infindável a quantidade de conhecimentos que precisamos adquirir. Pensando principalmente no processo de aprendizagem, e eu estou falando de aprendizagem com foco no aluno mesmo, e não no ensino, nós temos que desenvolver muito o que sabemos sobre como a pessoa aprende, o que é necessário para o aluno aprender bem, por isso que ações como essa são fundamentais, de fato”.
De acordo com a diretora da Dade e coordenadora geral do evento, Francine de Paulo Martins Lima, “a constituição de um espaço comum a professoras e professores para debater sobre demandas e temas que cercam o fazer docente, os seus dilemas e desafios, assim como o compartilhamento das conquistas decorrentes das ações didático-pedagógicas empreendidas por docentes permite-nos avançar na produção de um conhecimento pedagógico necessário ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação, acompanhando os novos tempos e formas de aprender e ensinar requeridos na contemporaneidade. Ficamos muito satisfeitos de ver esse movimento formativo acontecendo de forma intensa e com a efetiva participação dos nossos docentes”.
Para o pró-reitor de Graduação, professor Lucas Amaral de Melo, “a Semana de Planejamento e Formação Docente configura-se como um espaço profícuo para que discussões sobre temas atuais, como o uso da inteligência artificial, ocorram e incentivem o avanço nos processos pedagógicos já desenvolvidos em uma perspectiva inovadora e de mitigação da evasão, retenção e abandono dos estudantes”.
A abertura do evento contou com a participação do reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, que valorizou a iniciativa e reafirmou a relevância de momentos de estudos e debates sobre o fazer pedagógico como possibilidade de inovação das práticas pedagógicas desenvolvidas em benefício dos estudantes e da sociedade.
O reitor destacou que “o tema da IA é extremamente relevante e vem sendo debatido em diferentes lugares do mundo de forma recorrente, seja em congressos, seja em espaços em que se discute educação e desenvolvimento social. É importante lembrar que nada é simples, nada é trivial nessa seara e ainda temos muito a saber, a aprender e a considerar quando falamos das questões éticas e legais envolvendo a inteligência artificial. Na dimensão do ensino, soma-se ainda a necessária discussão do viés da politização dos nossos estudantes, que cabe aos processos educativos no contexto da graduação, de modo que seja necessária a crítica consciente dos usos e formas das ferramentas digitais, entre elas a inteligência artificial”.
Formação Docente
A programação contemplou temas como “a Inteligência Artificial no ensino superior: usos e formas no processo ensino-aprendizagem”, com a participação dos professores Christiano Martino Otero Avilla e Carla Donizete Ott Felcher, ambos da Universidade Federal de Pelotas. Houve rodas de conversa sobre desenvolvimento do plano de ensino-aprendizagem, coordenada pela professora Francine de Paulo Martins Lima e a equipe da Dade, e sobre os usos da inteligência artificial e seus aspectos legais e éticos, com a participação da professora Fernanda Gomes e Souza Borges, do professor Sthéfano Bruno Santos Divino, ambos do Departamento de Direito da UFLA e com o professor Jefferson Adriano Neves do Departamento de Física e Matemática da UFLA.
Também foi realizada a “Oficina Ferramentas de Inteligência Artificial”, conduzida pelo professor Eric Araújo, do Departamento de Ciência da Computação da UFLA; por fim, houve um momento de compartilhamento de práticas docentes com foco nas iniciativas de Mentoria Acadêmica e as possibilidades de ressignificação das ações docentes e discentes, conduzida pelas professoras Francine de Paulo Martins Lima, da Dade e do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino; e pela professora Angélica Souza da Mata, da Dade e do Departamento de Física.
A Semana de Planejamento e Formação Docente Continuada da UFLA teve início no ano de 2017 e passou a integrar o calendário letivo desde então, com espaço reservado para a formação continuada dos professores, reafirmando a defesa da constituição de um espaço de diálogos e debates sobre questões relacionadas ao processo ensino-aprendizagem e de docência no ensino superior.
Momentos de debates e discussões podem ser conferidos por meio do Canal da PROGRAD no Youtube.