RECEPÇÃO DE CALOUROS

UFLA recebe mais de 50 estudantes estrangeiros para o início do semestre letivo 2024/1

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Quarta, 20 Março 2024 07:34 | Última Atualização: Terça, 02 Abril 2024 08:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 15/3, a Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) promoveu a recepção dos calouros estrangeiros ingressantes no primeiro semestre letivo de 2024. Participaram da cerimônia 53 estudantes de graduação e pós-graduação, oriundos de 17 países: Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Gabão, Honduras, Irã, Japão, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Peru, Quênia, República Democrática do Congo e Venezuela.

No período da manhã, os calouros participaram de diversas palestras no anfiteatro das pró-reitorias, onde puderam esclarecer suas dúvidas. A diretora de Relações Internacionais, professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, representando a reitoria na ocasião, fez uma apresentação sobre a UFLA e deu as boas-vindas aos estudantes. “Essa parceria entre a UFLA e instituições estrangeiras é benéfica para ambos os lados. Os estudantes têm a oportunidade de receber a nossa formação de excelência, e eles trazem uma bagagem cultural muito interessante. Ao retornarem aos seus respectivos países, eles serão nossos embaixadores, levarão o nome da UFLA com eles, e enquanto estiverem aqui, queremos que eles se sintam bem-vindos e acolhidos, pois estamos aqui para auxiliá-los em todas as demandas”, comenta Patrícia, reforçando a importância da abertura da Universidade a estudantes estrangeiros para a internacionalização da UFLA, que atualmente tem parceria com 32 países.

Os representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Paula Pereira de Alvarenga e Cássio Ribeiro Gomide, instruíram os calouros sobre as ações e programas de assistência estudantil da Universidade, como a moradia estudantil, o restaurante universitário e as assistências médica e psicológica oferecidas no câmpus. O professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA) Rubens Antonio Gurgel Vieira também apresentou aos estudantes as oportunidades esportivas ofertadas na Instituição.

Ainda pela manhã, os servidores municipais Liliane Santos, Lucinda Nunes e Emerson Silva apresentaram algumas opções culturais, esportivas e turísticas de Lavras. Foi exibido também um vídeo de um agente da Polícia Federal, que esclareceu sobre a Regularização Migratória e os trâmites necessários junto à PF.

No período da tarde, as atividades se concentraram no Câmpus Histórico. Os estudantes visitaram o Museu de História Natural, onde puderam conhecer um pouco mais sobre a história da UFLA por meio de uma palestra da museóloga Patricia Muniz Mendes. Houve, ainda, apresentações artísticas e degustação de comidas típicas brasileiras.

O intercambista de Moçambique Ali Momade Ussene, mestrando em Entomologia, revelou ter boas expectativas quanto à estadia no Brasil. “A forma como a UFLA recebe estudantes internacionais, a reputação científica e a inovação na área da Entomologia são referência em meu país. Espero adquirir as ferramentas teóricas e práticas necessárias para aplicar em minha profissão. Essa é a primeira vez que venho ao Brasil, e a recepção foi muito calorosa, as pessoas são muito legais e gentis. Eu me sinto em casa.”

Para oferecer suporte aos estudantes estrangeiros, a Diretoria de Relações Internacionais possui outros programas, como Brother UFLA e Família Anfitriã. Para saber mais sobre o assunto, acesse a página da diretoria.

Confira as fotos da Recepção de Estudantes Estrangeiros 2024/1.