Mestrado e Doutorado

UFLA dá as boas-vindas a mais de 300 novos alunos da Pós-Graduação

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 25 Março 2024 15:19 | Última Atualização: Segunda, 01 Abril 2024 13:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

Mais de 300 ingressantes dos diversos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram de uma recepção na Instituição, promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Os estudantes foram orientados quanto aos procedimentos relacionados à vida acadêmica e puderam esclarecer dúvidas sobre a rotina universitária. O evento aconteceu no Salão de Convenções, na última quarta-feira (20/3).

A recepção foi conduzida pela pró-reitora de Pós-Graduação, Adelir Aparecida Saczk, que destacou a importância do evento. “Os ingressantes precisam estar cientes de todas as suas responsabilidades acadêmicas e dos regulamentos da PRPG e dos programas de pós-graduação a serem seguidos, desde o momento que iniciam os estudos na Universidade até a conclusão do mestrado ou doutorado”, comenta.

O evento contou com a palestra intitulada “Impactos e oportunidades da inteligência artificial na pós-graduação”, realizada pelo professor do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), Rafael Dudeque Zenni. Ele abordou estratégias para o uso de geradores de texto de inteligência artificial como aliados na comunicação científica e inserção internacional. “Dentro dos limites éticos e de propriedade intelectual, geradores de texto de inteligência artificial podem ser ferramentas importantes para superar barreiras linguísticas na ciência, assim melhorando a inserção internacional das nossas pesquisas”, explica o professor.

Participaram também da recepção os representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Wanderson Samuel Moraes de Souza e Paula Pereira de Alvarenga, além das integrantes da Coordenadoria de Cooperação da Diretoria de Relações Internacionais, professora Ana Luiza Garcia Campos e Ana Júlia Alberico. Entre os assuntos abordados,  os programas de assistência estudantil, o Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Específicas (Padnee) e as bolsas institucionais, celebração de cooperações internacionais que possibilitam a execução de intercâmbios e pesquisas conjuntas com universidades do mundo todo, bem como sobre o exame de proficiência em inglês (Toefl), essencial àqueles que desejam estudar em países de língua inglesa.

Na oportunidade, a pró-reitoria de Pós-Graduação  enfatizou a importância da Associação dos Pós-Graduandos (APG),  entidade representativa dos pós-graduandos da UFLA, sendo uma associação independente e que possui como objetivo assegurar os direitos dos estudantes dentro da Instituição e junto à Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). Também foi apresentado,  por meio de um vídeo, as ações da gestão ambiental que a Universidade realiza no câmpus.