Ir direto para menu de acessibilidade.
ENCONTRO

Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da UFLA se reuniram em março

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Segunda, 01 Abril 2024 10:16 | Última Atualização: Terça, 02 Abril 2024 08:14
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (PRPG/UFLA) realizou, em março, o Encontro dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação para delinear estratégias e discutir temas pertinentes ao cenário acadêmico contemporâneo.

Com a participação dos coordenadores e de alguns professores e especialistas, o Encontro abordou, especialmente, questões levantadas durante o Seminário de Meio-Termo, organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2023 para discutir o andamento do processo avaliativo referente ao quadriênio 2021-2024 e aprimoramentos para o quadriênio 2025-2028.

Realizado no dia 7/3, o evento da UFLA teve a sua programação planejada para abordar diferentes aspectos fundamentais da gestão e avaliação dos programas de pós-graduação da Universidade, além de ter estabelecido as bases para a elaboração do próximo relatório que será enviado à Capes em maio.

Pela manhã, os participantes se envolveram em discussões sobre planejamento estratégico, indicadores de desempenho e autoavaliação dos programas. Destacaram-se as contribuições de professores como Camila Maria de Melo, Paulo Ricardo Gherardi Hein, Paulo Afonso Parreira Junior, Patrícia Vasconcelos Almeida e Marco Aurelio Carbone Carneiro, que compartilharam suas experiências e perspectivas sobre o monitoramento de egressos, o planejamento estratégico e o uso de ferramentas como o Incites.

Na parte da tarde, o foco foi a internacionalização, os impactos na sociedade e a inserção social dos programas de pós-graduação. Com a mediação do professor Eduardo Alves, os participantes puderam ter uma perspectiva diversificada ao contarem com as contribuições da professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora adjunta da área de Ciências Agrárias da Capes, Edna Ursulino Alves, que trouxe reflexões sobre a internacionalização e sua conexão com a avaliação da Capes. Já os outros temas abordados, que incluíram o impacto na sociedade e o processo de implementação de produtos educacionais e programas de incentivo à publicação, contaram com as contribuições do servidor técnico-administrativo Luiz Paulo Brianezi Valim e dos docentes Rafael Chiodi, Jose Antonio Araujo Andrade e Patrícia Duarte de Oliveira Paiva.

De acordo com a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFLA, professora Adelir Aparecida Saczk, a interação entre os coordenadores foi vital para a preparação do relatório de avaliação da Capes, que marcará não apenas o encerramento do quadriênio 2020-2024, como também o término de sua gestão na Pró-Reitoria. “A ênfase nos tópicos abordados evidenciou o compromisso coletivo em promover a excelência e a relevância dos programas de pós-graduação da nossa Universidade”, disse.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGGM/UFLA), professor Jose Airton Rodrigues Nunes, o encontro proporcionou um ambiente produtivo. “Ao nos reunirmos, pudemos compartilhar dúvidas, entendimentos, aprendizagens e ações bem-sucedidas praticadas pelos Programas”.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.