reconhecimento

Prêmio Educador Transformador 2024: projeto da UFLA vai representar a Região Sudeste na fase nacional

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 10 Abril 2024 14:46 | Última Atualização: Segunda, 15 Abril 2024 09:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

O projeto "Práticas Empreendedoras: Experiências Cooperativas e Criativas na Escola", desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi o vencedor na etapa regional da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador. Nessa etapa foram escolhidos os projetos que representam as cinco regiões do Brasil, divididos nas sete categorias da premiação. O Projeto da UFLA segue para a última etapa, na categoria Educação de Jovens e Adultos, representando a Região Sudeste.

diegoO projeto vencedor tem como proposta a criação de um ambiente de reflexão sobre problemas, interesses, desejos e autoconhecimento por meio dos conceitos do empreendedorismo. Ele se destacou pela inovação e impacto na comunidade escolar, tendo sido aplicado na Escola Estadual Dora Matarazzo, em Lavras. Essa nova abordagem de reflexão no processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos é resultado da dissertação de Diego Pereira Costa, hoje doutorando em Administração.

"O reconhecimento nesta categoria tem um significado muito pessoal para mim. Filho de uma pedagoga e de um sanfoneiro formado pela EJA, fortalece o meu entusiasmo acreditar no protagonismo da educação, principalmente o olhar para a Educação de Jovens e Adultos”, declara Diego.

O projeto é uma parceria do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp/UFLA) com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA). Além de Diego Costa, a equipe conta com a professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) Daniela Meirelles Andrade (coordenadora do Niesp/UFLA) e da professora Aline Carvalho Veiga, da Escola Estadual Dora Matarazzo.

A premiação

O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa que valoriza ideias alinhadas à Educação Empreendedora de educadores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, que contribuem para a formação integral dos estudantes.

Fruto da união do Prêmio Professor Transformador - realizado pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil - com o Prêmio Educação Empreendedora - do Sebrae -, o Prêmio Educador Transformador nasceu para reconhecer o talento de educadores que estão criando futuros transformadores por meio da educação empreendedora.

O Prêmio é um espaço de reconhecimento à criatividade e às transformações impulsionadas por práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Texto: Cibele Aguiar e Maria Luiza Pereira