Ensino de Inglês

English Teaching Assistant (ETA) realiza atividades híbridas para ensino de Inglês durante a greve

Escrito por Lucas Teixeira | Publicado: Sexta, 10 Mai 2024 07:47 | Última Atualização: Segunda, 20 Mai 2024 07:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (DEL) conta, até novembro, com a profissional Leslie Telleria para proporcionar aos estudantes uma imersão na cultura inglesa e habilidades com o idioma. Desde março, Leslie tem desenvolvido projetos junto aos docentes do DEL e também presta assistência a toda a  comunidade acadêmica que tenha interesse pela cultura internacional e pela língua inglesa.

Com a deflagração da greve na UFLA, os encontros e clubes de conversação coordenados por Leslie, na sala 27 do DEL, passaram por mudanças. Trabalhando de forma híbrida, a ETA realiza oficinas de leitura, gramática e pronúncia, além de ter um espaço em sua agenda para quem quiser dialogar sobre variados temas. Leslie convida a todos para participar, independentemente de sua timidez ou de seu nível de inglês. “A primeira coisa é esquecer dessa vergonha, porque para mim, aqui no Brasil, têm muitas ocasiões em que eu ainda também fico com vergonha, mas depois de um mês vejo que meu português está melhorando. Então, tenham sempre essa coragem de cometer erros e saibam que isso é parte do processo. Não me importa o seu nível de inglês, você será muito bem vindo.”

Os encontros online emitirão certificados e todas as atividades realizadas por Leslie, são divulgadas em seu Instagram @ufla.eta.

A escolha pelo Brasil

Nascida na Comunidade da Virgínia, filha de imigrantes da Nicarágua, Leslie viveu os últimos anos na capital Washington, dedicando-se aos estudos na Georgetown University, onde se formou em 2021 no bacharelado em Espanhol, com concentração também em Português e Inglês. Ainda em Washington, Leslie atuou em uma escola primária, ensinando crianças de seis e sete anos, e depois trabalhou com adultos imigrantes de países da América Central.

Ao estudar sobre a história e a cultura da América Latina, a jovem professora Leslie percebeu a grandiosidade e influência de nosso País, o que aumentou seu desejo de conhecê-lo: “O Brasil é um país muito importante e grande, que influencia outros países, além de ter muito em comum com os Estados Unidos. Sempre gostei da música, Samba, Bossa Nova, Funk, mas eu ainda não tinha muita referência da cultura brasileira. Queria muito estar aqui, totalmente imersa na cultura e aprendendo com as pessoas”, conta Leslie.

Sua vinda para a UFLA ocorreu por meio de um programa chamado English Teaching Assistant (ETA), da Fulbright Brasil, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde março deste ano, Leslie tem desenvolvido projetos junto aos docentes do DEL e também presta assistência a toda a  comunidade acadêmica que tenha interesse pela cultura internacional e pela língua inglesa.

Professora Tânia Romero acompanhando a ETA Leslie

A primeira visita da norte-americana a uma sala de aula na UFLA foi junto com a professora Tânia Romero, que há mais de dez anos acompanha com entusiasmo a passagem das ETAs pela Universidade : “Nós temos sido muito felizes com as nossas incríveis ETAs, elas sempre deixaram uma contribuição enorme e uma impressão inesquecível nos nossos estudantes, não só os da Letras.  A Leslie está aqui para colaborar com o aprendizado ágil de língua e de cultura, porque sempre se ensina a língua através da cultura. Cultura faz parte da linguagem e é para todos”, comenta a professora Tânia.

Texto: Lucas Henrique Teixeira - bolsista Proat. Revisão: Gláucia Mendes - jornalista Dcom