ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Atualização do Padnee: comissão nomeada na UFLA trabalha para diagnóstico do programa e proposição de melhorias

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 17 Julho 2024 15:42 | Última Atualização: Quarta, 17 Julho 2024 15:58
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com o objetivo de promover o aperfeiçoamento contínuo do Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Específicas (Padnee), a Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape) instituiu uma comissão para atualizar a regulamentação do Programa. As atividades da comissão já tiveram início e buscam formular um diagnóstico dos serviços prestados pelo Padnee até o momento, bem como propor alterações a partir das necessidades de melhoria. Servidores e estudantes que desejem contribuir, podem enviar sugestões à comissão sobre o programa, encaminhando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A comissão foi nomeada em julho (Portaria Prape nº 58) e tem, entre seus integrantes, servidores do Departamento de Educação (DED/Faelch), do Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAI/CAE/Prape), do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE/Faelch), de Coordenadoria de Secretaria Integrada (CSI) e da Coordenadoria de Saúde (CS/Prape). O prazo para conclusão dos trabalhos é de 30 dias, podendo haver prorrogação.

Sobre o Padnee

O Padnee está vinculado ao Setor de Acessibilidade e Inclusão da Prape. É um programa que oferece apoio aos estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas dos diversos cursos de graduação e pós-graduação presenciais da UFLA, com ações que buscam propiciar condições para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, por meio da identificação de suas necessidades individuais e proposição de estratégias pedagógicas diferenciadas em parceria com o estudante, seus professores e coordenadores de curso, de acordo com a especificidade da necessidade comprovada pelo estudante.

Essas ações podem envolver a orientação em relação aos recursos para a promoção da acessibilidade, o acompanhamento de monitores especificamente para ajudar o estudante a transpor barreiras ao aprendizado e à realização das atividades, o apoio de tradutor e intérprete de Libras, e a recomendação de atividades e adaptações necessárias à aprendizagem, realizadas pelos professores responsáveis pelos componentes curriculares.

A Prape, por meio da Coordenadoria de Apoio Estudantil, conta, em sua equipe, com três Auxiliares de Orientação Educacional, que serão responsáveis por organizar as atividades dos monitores em atuação no Padnee, com supervisão da pedagoga responsável pelo Setor de Acessibilidade e Inclusão. Também é possível que o docente, ao produzir ou adaptar materiais, acione o suporte do programa em caso de necessidade de orientação. Basta encaminhar um e-mail com antecedência de até 48 horas úteis para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Caso a necessidade seja de inclusão de janela de Libras, o prazo é diferenciado, dependendo do tipo e tamanho do texto a ser traduzido.