Inovação e Metodologias

CIM 2024: Congresso presencial retorna com foco na transformação do Ensino Superior

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 18 Setembro 2024 13:52 | Última Atualização: Segunda, 23 Setembro 2024 15:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM) voltou ao formato presencial. Realizado nos dias 12 e 13 de setembro, na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), teve como tema central “Ensinar e aprender em transformação: novos sujeitos, novos paradigmas na Educação Superior Brasileira”.

A programação foi variada e incluiu palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, debates e uma tarde cultural. Foram mais de 300 inscritos.

Representando a Universidade Federal de Lavras (UFLA), estiveram presentes a professora Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz, que coordenou o primeiro congresso interinstitucional em 2019, e a pró-reitora de Graduação, professora Miriam Graciano. Miriam enfatizou o papel transformador da pedagogia na educação superior: "A educação precisa liderar a mudança para evitar o caos e promover as transformações necessárias. Não podemos insistir em um modelo educacional adaptado a uma sociedade que não existe mais”.

A professora Sayonara também destacou o valor do formato presencial, reforçando a importância dos encontros face a face. “A interação presencial permite uma troca mais profunda e significativa de experiências. Esses momentos criam conexões que vão além do conteúdo teórico, fortalecendo a colaboração entre os profissionais e trazendo à tona discussões que, muitas vezes, se perdem no ambiente virtual. É nesse contato direto que podemos ver, ouvir e sentir a realidade de cada participante, gerando um impacto maior na formação e nas práticas pedagógicas".

O CIM, que é realizado a cada dois anos, teve sua primeira edição em 2015, organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2019, o evento tornou-se interinstitucional, reunindo sete instituições federais de ensino: UFMG, UFLA, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Catalão (Ufcat), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), além da Ufop, que sediou a edição de 2024.