MESTRADO E DOUTORADO

Capes aprova três novos cursos de pós-graduação da UFLA

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 01 Outubro 2024 12:22 | Última Atualização: Terça, 01 Outubro 2024 12:22

A pós-graduação strito sensu da Universidade Federal de Lavras (UFLA) terá três novos cursos: o doutorado em Ciência da Computação, o  doutorado profissional em Educação e o mestrado em Educação Física. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de aprovar as três propostas, submetidas em 2023. A expectativa é que o primeiro processo seletivo para os novos cursos ocorra no segundo semestre de 2025.

Doutorado em Ciência da Computação

O doutorado em Ciência da Computação terá três linhas de pesquisa: Engenharia de Software e Sistemas de Informação; Inteligência Artificial e Otimização, e Sistemas de Computação. O doutorado será vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, iniciado em 2012 com o curso de mestrado, que já titulou mais de 100 mestres.

O coordenador do programa de pós-graduação, professor André Freire, destaca que, com a aprovação, “a UFLA terá o primeiro curso de doutorado em Ciência da Computação no sul de Minas Gerais, região com mais de 3 milhões de habitantes, que tem forte vocação para a inovação tecnológica. Também há dezenas de cursos de graduação em áreas ligadas à Computação na região, mas muitos deles ainda têm um percentual pequeno de docentes com doutorado”.

Doutorado Profissional em Educação

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, o doutorado será na área de concentração “Educação básica, gestão e práticas pedagógicas”, e terá duas linhas de pesquisa: “Políticas públicas e gestão da educação básica” e “Práticas pedagógicas na educação básica”.

“Buscamos ampliar a atuação já efetivada no curso de mestrado profissional e contemplar também os processos de ensino, aprendizagem e gestão escolar de modo mais incisivo, com o objetivo de propiciar mais inserção social nas instituições escolares, na produção de materiais didáticos, no investimento em propostas inovadoras de formação ou de ensino”, explica o coordenador do programa de pós-graduação, professor Regilson Borges. O mestrado profissional em Educação da UFLA iniciou as atividades em 2011.

Mestrado em Educação Física

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física iniciará as atividades com o mestrado acadêmico em duas áreas de concentração, cada uma delas com duas linhas de pesquisa. A área de concentração “Movimento Humano: Esporte, Saúde e Desempenho” terá as linhas de pesquisa ”Aspectos da intervenção da atividade física na saúde” e “Aspectos de avaliação e de intervenção aplicados ao desempenho físico e esportivo”. Por sua vez, a área de concentração “Movimento Humano: Processos de ensino-aprendizagem”, terá as linhas de pesquisa “Formação docente, práticas corporais e diferenças” e “Dimensões comportamentais dos processos de ensino da Educação Física e esporte”.

“Ao definir o perfil do curso, procuramos abranger as duas áreas da Educação Física, a licenciatura e o bacharelado, deixando claro, inclusive, que elas estão integradas”, afirma o coordenador do programa de pós-graduação, professor Sandro Fernandes. Ele também destaca que a criação do curso atende à demanda regional, uma vez que os programas de pós-graduação na área de Educação Física já existentes estão há mais de 200 km de distância de Lavras.