distinção

Egresso do Programa de Pós-graduação da UFLA é condecorado com a Comenda Cruz do Mérito da Amazônia

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Terça, 15 Outubro 2024 15:37 | Última Atualização: Terça, 15 Outubro 2024 15:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

O pesquisador Edvan Alves Chagas, ex-aluno do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e atualmente vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi agraciado com a comenda “Cruz do Mérito da Amazônia”. Essa distinção é concedida pela Câmara Brasileira de Cultura da Academia de Ciências e Artes a profissionais que se destacam por sua atuação acadêmica e profissional, e que impactam de forma significativa o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia e do Brasil.

Durante a sua trajetória na UFLA, Chagas foi orientado pelo professor Moacir Pasqual, concluindo o mestrado com ênfase em Cultura de Tecidos. Desde então, a colaboração entre os grupos de pesquisa liderados por Chagas e Pasqual tem sido extremamente produtiva, resultando no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e na publicação de numerosos artigos em revistas científicas de alto impacto. Suas pesquisas focam, sobretudo, na aplicação da cultura de tecidos em espécies frutíferas e ornamentais nativas da Amazônia.

Essa parceria de sucesso também é evidenciada pela organização de obras de referência na área, como os livros “Cultura de Tecidos em Espécies Frutíferas” e “Cultura de Tecidos em Espécies Ornamentais”.

Para o professor Pasqual, atual coordenador da área de Ciências Agrárias I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superio (Capes), é uma grande satisfação acompanhar o sucesso dos ex-alunos dos programas de pós-graduação da UFLA. Ele destaca a importância de contribuir não apenas para a formação de profissionais altamente aprimorados, mas também para a realização de pesquisas e inovações que impulsionem o desenvolvimento do país, com atenção especial à Amazônia.