Ir direto para menu de acessibilidade.
CÂMPUS PARAÍSO

Primeiro curso de graduação da UFLA em São Sebastião do Paraíso, BICT alcança a excelência em avaliação do Inep/MEC

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 08 Novembro 2024 10:52 | Última Atualização: Sexta, 08 Novembro 2024 11:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

O primeiro curso de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no câmpus de São Sebastião do Paraíso, o Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT), é reconhecido como uma formação de excelência pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O BICT obteve o conceito máximo na avaliação de reconhecimento de curso, que valida o diploma em território nacional e atesta a qualidade do ensino.

O processo de reconhecimento ocorre após o curso alcançar 50% de sua carga horária e envolve três dimensões: organização didático-pedagógica, infraestrutura e corpo docente. A avaliação considera requisitos como: projetos integradores, projetos interdisciplinares, atividades de extensão e pesquisa, entre outros.Também é realizada uma avaliação in loco. 

A visita ao BICT pelos técnicos do Inep ocorreu de 30/10 a 1°/11. Na ocasião, foram realizadas reuniões não só com os docentes, mas também com estudantes, para avaliar sua percepção sobre o curso. As instalações também foram examinadas, para certificar que estruturas como salas de aula e laboratórios estão adequadas à formação proposta.

“É muito gratificante ter a confirmação de que estamos promovendo uma formação de qualidade para os nossos estudantes e com um nível elevadíssimo, em um curso reconhecido pelo MEC com a nota máxima. Essa avaliação também mostra para a sociedade que a implantação da UFLA na região significa um grande avanço para o desenvolvimento local, com a formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho”, afirma a coordenadora do curso, professora Ana Cláudia Festucci de Herval.

A coordenadora do curso ressalta, ainda, que esta é uma conquista institucional, que demandou dedicação de muitas pessoas, tanto do câmpus Paraíso quanto do câmpus-sede, em Lavras. “Estou na coordenação há poucos meses e os coordenadores anteriores se dedicaram muito para alcançarmos esse resultado. Também tivemos um apoio incansável da Prograd e do corpo técnico da UFLA”.

O diretor do Instituto de Ciência,Tecnologia e Inovação (ICTIN) do câmpus Paraíso, professor Fernando Henrique Ferrari Alves, reforça as palavras da coordenadora. “A nota 5 não seria possível sem o empenho coletivo de professores, estudantes, técnicos administrativos e toda a equipe que, de diversas maneiras, contribui diariamente para tornar nosso curso uma referência em qualidade e relevância no campo da ciência e tecnologia. O câmpus Paraíso reafirma, com essa conquista, seu compromisso com a formação de profissionais competentes e cidadãos críticos e engajados.” 

A pró-reitora de Graduação, professora Míriam Monteiro de Castro Graciano, afirma que a preparação para a avaliação do BICT foi um dos grandes desafios dos primeiros meses da atual gestão. “Foi um desafio gigantesco, mas promovemos todos os ajustes necessários, inclusive estruturais, do câmpus Paraíso, em poucos meses de gestão. Com um esforço conjunto, que envolveu também as pró-reitorias de Administração e Gestão (Proplag) e de Infraestrutura (Proinfra), e total apoio da Reitoria, conseguimos, em quatro meses, sanar todas as questões necessárias”.

 

BICT

BICTO Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT) é o primeiro ciclo de formação para as engenharias Elétrica, de Produção e de Software. Com um projeto pedagógico inovador, o curso tem duração de três anos e, após obter o diploma de nível superior, o estudante pode optar por cursar mais dois anos e obter diploma em uma das engenharias do novo câmpus. O primeiro processo seletivo foi realizado em dezembro de 2021.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção