UFLA e IFSuldeMinas celebram bons resultados na oferta de cursos técnicos e avançam para a proposta de novo modelo
Equipes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) reuniram-se na última sexta-feira (6/12), na Reitoria da UFLA, para encaminhar os procedimentos de renovação da parceria entre as instituições na oferta de cursos técnicos no câmpus da UFLA em Lavras. O grupo também deliberou pela estruturação da proposta de uma nova iniciativa conjunta, que inaugure um modelo inédito para cursos dessa modalidade em Lavras.
Participaram do encontro, pela UFLA, o reitor, professor José Roberto Soares Scolforo; o vice-reitor, professor Jackson Antônio Barbosa; a pró-reitora de Graduação, professora Míriam Monteiro de Castro Graciano; e o coordenador de Convênios Acadêmicos, João Antônio da Cruz Pedrozo. Pelo IFSuldeMinas estiveram presentes o reitor, professor Cleber Ávila Barbosa; o coordenador do Centro de Referência IFSuldeMinas/UFLA, Gustavo Clemente Valadares; o coordenador-adjunto do Centro de Referência, Raphael Nogueira Rezende; o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato; o pró-reitor de Ensino, professor Luiz Carlos Dias Rocha; a diretora-geral do câmpus Machado, Aline Manke Nachtigall; e o diretor em exercício do câmpus Muzambinho, Hugo Baldan Júnior.
A parceria atual terá continuidade, com a renovação do Acordo de Cooperação entre a UFLA, IFSuldeMinas e Prefeitura de Lavras, com intermédio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema), parceria por meio da qual foram ofertados, a partir de agosto de 2023, quatro cursos técnicos presenciais em Lavras: Agropecuária, Administração, Informática para Internet e Segurança do Trabalho. Dos 110 estudantes que ingressaram em 2023, cerca de 80 estarão com os cursos concluídos em janeiro de 2024, quando ocorrerão as cerimônias finais de encerramento das atividades. A iniciativa do Centro de Referência Integrado foi a primeira do País envolvendo Instituto Federal, Universidade e Prefeitura, para a oferta de cursos técnicos presenciais.
A partir do sucesso da experiência inicial, as instituições planejam conceber um novo projeto inédito de articulação, que agregue valor à atuação de cada uma delas. “Além de dar sequência às atividades já em andamento, com a renovação do acordo que vence em maio de 2025 e oferta de mais 135 vagas nos cursos já pactuados, vamos nos organizar para apresentar ao Ministério da Educação uma nova modelagem para as atividades de cursos técnicos em parceria com a Universidade. Podemos trabalhar para que tenhamos uma infraestrutura física específica, onde funcione uma unidade do IFSuldeMinas no câmpus da UFLA Lavras, de forma que as instituições se unam para ofertar o que há de melhor em formação para a nossa sociedade, cada uma delas mantendo sua independência, mas otimizando o uso de recursos, de laboratórios e de pessoal especializado”, defendeu Scolforo.
Ficou definida a composição de uma comissão, com representantes da UFLA e do IF SuldeMinas, para a elaboração da proposta, que deve prever eixos de formação para novos cursos que atendam às demandas do mercado regional e que inovem em metodologia e em grade curricular. O professor Jackson é o responsável, pela UFLA, para a condução das reuniões, que já tiveram início nesta segunda-feira (9/12).
Na avaliação do reitor do IFSuldeMinas, professor Cléber Ávila Barbosa, a experiência com a UFLA foi exitosa. “É uma parceria que potencializa nossos resultados, porque une nossa expertise com cursos técnicos e a estrutura que a Universidade possui. Essa junção de forças oportunizou quatro cursos técnicos subsequentes [modalidade cursada após conclusão do Ensino Médio], contando ainda com a interconexão com os pós-graduandos da Universidade. Tivemos, inclusive, nessa primeira turma, estudantes que estão seguindo aqui na UFLA, com ingresso na graduação. Vamos replicar a oferta, e trabalhar em um projeto mais amplo”, diz.
Centro de Referência Integrado
Pela parceria atual, está em funcionamento o Centro de Referência Integrado, em que o IFSuldeMinas é responsável pela seleção do corpo docente dos cursos, pela execução do projeto pedagógico e pela coordenação das políticas de auxílio e assistência estudantil. A UFLA disponibiliza toda a infraestrutura necessária, como acesso a salas de aula, laboratórios, biblioteca etc.
Já a prefeitura de Lavras contribui com um aporte de recursos para custear a alimentação dos estudantes e cede servidores para apoio às atividades. A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
Na primeira etapa de atividades, de 2023 a 2024, o corpo docente dos cursos técnicos foi composto por professores do IFSuldeMinas, pós-graduandos da UFLA (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e servidores técnico-administrativos.