Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA completou 15 anos de atividades
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA celebrou, em novembro de 2024, os 15 anos de sua criação, com um evento promovido pelo Centro Acadêmico do curso (Recicla), a empresa Preserva Jr, e os núcleos de Estudos em Soluções Ambientais (Nesamb), em Poluição Urbana e Agroindustrial (Nepuai) e em Microbiologia Aplicada em Saneamento Ambiental (Nemasa).
Realizado no Anfiteatro da Escola de Engenharia, a programação do evento, nos dias 12/11 e 13/11, contou com a participação de estudantes e professores ligados ao curso, além de egressos. A abertura teve a participação do vice-reitor da UFLA, professor Jackson Antunes Barbosa; do pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, professor Carlos Eduardo Silva Volpato; do chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, professor André Geraldo Cornélio Ribeiro, e do coordenador do curso, professor Marcelo Vieira da Silva Filho. Houve, ainda, palestra proferida pela professora do Departamento de Medicina Kátia Poles sobre saúde mental, seguida por uma mesa-redonda com a coordenação do curso.
A temática do licenciamento ambiental foi uma das pautas do segundo dia de programação, ministrada pelo engenheiro Wesley Costa e pelo professor Luiz Fernando Coutinho de Oliveira, que contou a história da criação da ESAL/UFLA e da criação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA. Na sua fala, o professor Coutinho relatou sua participação no projeto de criação do curso, as dificuldades iniciais de sua implantação e o reconhecimento pelo MEC. Ele mencionou as avaliações do curso pelo Ranking Universitário da Folha (RUF), com 5 estrelas nas últimas cinco edições, e lembrou os desafios do curso no atendimento às demandas do mercado.
Ao fim da programação, egressos do curso compartilharam relatos de suas experiências profisisonais na mesa-redonda de encerramento.
*Com informações do professor Luiz Fernando Coutinho de Oliveira.