Estudantes dos cursos de Português como língua estrangeira são aprovados no exame Celpe-Bras
Os estudantes da primeira turma do curso para participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) foram aprovados no Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os resultados do exame foram divulgados em dezembro. O Celpe-Bras é necessário para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação de universidades brasileiras.
A estudante Marla Sheline Pino Villarreal fez parte da primeira turma e obteve excelência no exame. “O curso foi uma experiência maravilhosa que me permitiu ganhar muito conhecimento não só gramatical, mas também da cultura e da história geral do Brasil. No futuro, espero continuar melhorando meu português e ter a possibilidades de continuar visitando as amizades que fiz na UFLA”, afirma.
Assim como Marla, Alexandra Edith Sanchez Cortez e Ricardo Andres Ortega Medina obtiveram excelente nível de proficiência e se preparam para cursar a graduação em universidades federais brasileiras este ano.
O PEC-PLE é uma iniciativa brasileira que busca promover a integração cultural e educacional entre o Brasil e outros países. O programa é direcionado a estudantes estrangeiros provenientes de países em desenvolvimento que têm o português como língua oficial ou que tenham vínculos culturais e linguísticos com o Brasil.
A primeira turma do curso de português para participantes do PEC-PLE ocorreu de abril a dezembro. Com carga horária de 640h, o curso foi ministrado por bolsistas do Programa de Apoio à Internacionalização (PAI), sob a coordenação da professora Débora Racy Soares. A segunda turma será ofertada em março.
Também obtiveram certificação de proficiência no exame os seguintes estudantes de pós-graduação: Adriana Inés Lucastegui, Altene Jean-Louis e Raquel Yellin Castaneda Venegas. Todos cursaram disciplinas de Português ofertadas pela professora Débora Racy Soares.