Núcleo de Inteligência Artificial aplicada à Educação da UFLA realiza primeira atividade oficial
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) conta agora com um Núcleo de Inteligência Artificial aplicada à Educação (NIAE). Vinculado ao Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch), o Núcleo realizou a sua primeira atividade oficial: o curso "IA aplicada à Pesquisa Qualitativa". A iniciativa reuniu 11 professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) para uma imersão nesse universo.
O curso foi estruturado em formato de oficinas de prática, proporcionando aos participantes experiências com ferramentas de IA Generativa e reflexões sobre possíveis efeitos de sua aplicação à produção acadêmica dos pós-graduandos. O principal objetivo foi preparar os docentes para orientar e avaliar pesquisas que utilizem recursos de IA, abrangendo todas as etapas do processo investigativo - desde a concepção do projeto até a elaboração do relatório final.
Durante as sessões, os participantes exploraram as potencialidades do ChatGPT e Gemini, tecnologias de propósito geral que têm impactado o campo do ensino e pesquisa na universidade. Além das orientações sobre técnicas de utilização, o curso proporcionou discussões sobre questões éticas, identificação de vieses e compreensão dos limites dessas tecnologias na produção de conhecimento científico, no campo educacional.
Para o professor Ronei Ximenes Martins, essa iniciativa marca um momento importante para o programa de pós-graduação da UFLA, "demonstrando nosso compromisso com a qualidade da pesquisa em educação e da formação que oferecemos aos que ingressam no mestrado e ingressarão, em breve, no doutorado. Esta ação foi um piloto preparatório para oferta de novas turmas e é precursora de outras a serem desenvolvidas pelo Núcleo, em 2025. O momento é de busca por adesão de pesquisadores e estudantes das diversas áreas de conhecimento da UFLA, para podermos ampliar estudos e buscar inovações metodológicas no campo da educação mediada por tecnologias, especialmente as de propósito geral, como as IA generativas".