Dicas de português: regência nominal, plural e redundâncias
Comemoração DOS ou comemoração AOS?
Segundo o dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos, de Francisco Fernandes, é comemoração DE. veja no exemplo: Convidamos para a comemoração dos 15 anos.
SEM-TERRA tem plural?
Não tem plural nem feminino. Só muda o artigo. Veja os exemplos: Sem-terra invadiram prédios públicos. Falei com OS sem-terra. A sem-terra enfrentou os manifestantes.
Vítima fatal?
Não é correto dizer "vítima fatal". O termo "fatal" significa "que causa a morte, mortal, letal", e é usado para descrever algo (acidente, doença, etc.) que leva à morte, não a pessoa que morre. Uma vítima é aquela que sofre danos, seja físicos, emocionais, materiais, etc., mas não é fatal em si mesma.
Efeito cascata ou efeito em cascata?
A forma correta é “efeito em cascata”. A palavra cascata é um substantivo feminino, e a preposição EM é usada para indicar uma relação de sequência ou continuidade. Efeito cascata, portanto, está incorreto.
É apropriado dizer: Fazer uma COLOCAÇÃO?
A frase "fazer uma colocação" pode ser considerada imprópria em contextos mais formais ou cultos, nos quais seria mais adequado usar "emitir uma opinião" ou "fazer uma afirmação". No entanto, em linguagem informal, a expressão "fazer uma colocação" é compreensível e até mesmo aceitável.
Encarar de frente é redundante?
Sim, "encarar de frente" é considerado uma redundância em português. O verbo "encarar" já implica olhar de frente, então a adição de "de frente" torna a expressão repetitiva.
Fonte: Manual de Redação e Estilo do Estado de São Paulo (com adaptações)
Paulo Roberto Ribeiro - DCOM