Servidores da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC iniciam mestrado profissional no PPGAP/UFLA
Uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (SPO/MEC) resultou na formação de uma nova turma de Mestrado Profissional em Administração Pública, constituída por servidores da SPO/MEC e ofertada por demanda específica do órgão. As aulas tiveram início com um encontro presencial realizado na UFLA na última sexta-feira (13/6) . Essa é a terceira turma já constituída pela UFLA para formação de servidores do MEC.
A abertura das atividades deu-se com a presença do subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC, Adalton Rocha de Matos; do reitor em exercício da UFLA, professor Jackson Antônio Barbosa, e dos pró-reitores de Pós-Graduação e de Gestão de Pessoas, respectivamente, professores Adriano Teodoro Bruzi e Dany Flávio Tonelly. O subsecretário enfatizou a importância do curso para o aperfeiçoamento do trabalho no MEC. "Devo agradecer pela parceria com a UFLA, porque ela faz com que tenhamos uma formação melhor, e um quadro de servidores
capacitado para uma visão holística da administração pública. Trabalhamos muito no dia a dia com questões práticas, mas nos faltam às vezes conteúdos teóricos que ajudem a avaliar a administração pública de forma mais ampla, mais aberta. A expectativa é de que o curso traga reflexos positivos para nosso trabalho", comenta.
De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP), professor Marcos de Oliveira Garcias, o planejamento é que a turma desenvolva trabalhos finais relacionados à temática orçamentária, para que essa contribuição à rotina no MEC torne-se concreta. "Essa turma é mais uma expressão do papel do PPGAP, que tem compromisso com a formação de servidores públicos qualificados", diz. Para o chefe do Departamento de Administração Pública (DAP), professor Renato Campos, as ofertas de Turmas de Demanda Específicas no PPGAP são relevantes para o DAP. "Elas nos aproximam de administradores públicos no pleno exercício da profissão, além de aproximar docentes e discentes de políticas públicas em execução nas instituições do Estado brasileiro. O PPGAP, portanto, faz cumprir a função social da universidade pública fortalecendo a extensão universitária, além de expandir o alcance institucional.”

A turma da SPO/MEC é formada por 13 servidores. O curso será ministrado em formato híbrido, com os demais encontros presenciais em Brasília, sendo um para cada disciplina do curso. O restante da carga horária envolve atividades síncronas remotas, além de algumas ações assíncronas. O PPGAP oferta também outras turmas por demanda específica. Há atualmente um turma em curso por meio do projeto Trilhas de Futuro, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e outra turma com a SEE/MG será iniciada. Também há abertura de vagas específicas para servidores do quadro da UFLA.