Ir direto para menu de acessibilidade.
Formação Docente

Trilhas de Desenvolvimento Docente: UFLA promove sete edições de formação com ampla participação no semestre

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 04 Julho 2025 17:28 | Última Atualização: Sexta, 04 Julho 2025 17:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) consolidou, ao longo deste semestre, uma nova política de formação docente, promovendo sete edições da Trilha de Desenvolvimento Docente, com temas diversos e participação expressiva da comunidade acadêmica. Somando 685 participantes, os eventos demonstraram o fortalecimento do compromisso institucional com a qualificação contínua dos professores.

A mudança faz parte de uma nova abordagem da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), que busca uma política de formação docente por meio de eventos mais dinâmicos, segmentados e alinhados às demandas dos próprios professores. 

WhatsApp Image 2025 07 04 at 16.58.04Entre os temas abordados, inteligência artificial no ensino, saúde da voz, relacionamento com alunos estrangeiros, ferramentas para produção de slides, engenharia de prompts e formação por competências. Os encontros foram organizados por grupos de unidades acadêmicas e os temas foram construídos de forma colaborativa.  

Para o diretor de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino, professor Cleiton Lourenço de Oliveira, o crescimento na adesão foi significativo. “Em alguns encontros, o público superou a capacidade dos espaços, exigindo cadeiras extras ou até mesmo ampliação das inscrições. Esse novo modelo reforça o compromisso institucional com a valorização do corpo docente, a escuta ativa e a promoção de uma cultura de desenvolvimento profissional contínuo e contextualizado”

Além de estimular o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas, as trilhas têm promovido o diálogo entre unidades acadêmicas e o protagonismo docente na construção coletiva da formação, fortalecendo a cultura institucional de desenvolvimento profissional.

  1.   Orientações para implantação de disciplinas em atividades não presenciais (ANP) (tema central proposto pela DADE);

Prelecionistas: Lilian Carla de Freitas e Maria Roberta Pereira Nelo (Dade/UFLA); e Alexandre José de Carvalho Silva (DEAB/UFLA)

  1.   Importância da saúde da voz, cuidados preventivos e saúde ocupacional docente;

Prelecionista: Taíse da Conceição Teixeira Campos (Fonoaudióloga)

  1.   Inteligência Artificial - usos, possibilidades e impactos na graduação;

Prelecionista: André Luan Nunes Macedo (UFMG)

  1.   Turbinando suas aulas com PowerPoint

Prelecionista: Prof. Sérgio Scherrer Thomasi (DQI/ICN)

  1.   A importância e a aplicabilidade da formação por competências

Prelecionista: Profa. Miriam Monteiro de Castro Graciano (FCS/UFLA)

  1.   Desenvolvendo Internacionalização: Interculturalidade na interação educador - estudantes estrangeiros

Prelecionista: Profa. Tânia Regina de Souza Romero (Faelch/UFLA)

  1.   Conduta Acadêmica em Tempos de IA: Uma Discussão Necessária

Prelecionistas: Profa. Marluce Rodrigues Pereira - ICET/UFLA; Prof. André de Lima Salgado (ICET/UFLA) e Prof. Fellipe Guerra David Reis - (FCSA/UFLA)

WhatsApp Image 2025 06 26 at 13.43.47

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção