Trilhas de Desenvolvimento Docente: UFLA promove sete edições de formação com ampla participação no semestre
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) consolidou, ao longo deste semestre, uma nova política de formação docente, promovendo sete edições da Trilha de Desenvolvimento Docente, com temas diversos e participação expressiva da comunidade acadêmica. Somando 685 participantes, os eventos demonstraram o fortalecimento do compromisso institucional com a qualificação contínua dos professores.
A mudança faz parte de uma nova abordagem da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), que busca uma política de formação docente por meio de eventos mais dinâmicos, segmentados e alinhados às demandas dos próprios professores.
Entre os temas abordados, inteligência artificial no ensino, saúde da voz, relacionamento com alunos estrangeiros, ferramentas para produção de slides, engenharia de prompts e formação por competências. Os encontros foram organizados por grupos de unidades acadêmicas e os temas foram construídos de forma colaborativa.
Para o diretor de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino, professor Cleiton Lourenço de Oliveira, o crescimento na adesão foi significativo. “Em alguns encontros, o público superou a capacidade dos espaços, exigindo cadeiras extras ou até mesmo ampliação das inscrições. Esse novo modelo reforça o compromisso institucional com a valorização do corpo docente, a escuta ativa e a promoção de uma cultura de desenvolvimento profissional contínuo e contextualizado”
Além de estimular o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas, as trilhas têm promovido o diálogo entre unidades acadêmicas e o protagonismo docente na construção coletiva da formação, fortalecendo a cultura institucional de desenvolvimento profissional.
- Orientações para implantação de disciplinas em atividades não presenciais (ANP) (tema central proposto pela DADE);
Prelecionistas: Lilian Carla de Freitas e Maria Roberta Pereira Nelo (Dade/UFLA); e Alexandre José de Carvalho Silva (DEAB/UFLA)
- Importância da saúde da voz, cuidados preventivos e saúde ocupacional docente;
Prelecionista: Taíse da Conceição Teixeira Campos (Fonoaudióloga)
- Inteligência Artificial - usos, possibilidades e impactos na graduação;
Prelecionista: André Luan Nunes Macedo (UFMG)
- Turbinando suas aulas com PowerPoint
Prelecionista: Prof. Sérgio Scherrer Thomasi (DQI/ICN)
- A importância e a aplicabilidade da formação por competências
Prelecionista: Profa. Miriam Monteiro de Castro Graciano (FCS/UFLA)
- Desenvolvendo Internacionalização: Interculturalidade na interação educador - estudantes estrangeiros
Prelecionista: Profa. Tânia Regina de Souza Romero (Faelch/UFLA)
- Conduta Acadêmica em Tempos de IA: Uma Discussão Necessária
Prelecionistas: Profa. Marluce Rodrigues Pereira - ICET/UFLA; Prof. André de Lima Salgado (ICET/UFLA) e Prof. Fellipe Guerra David Reis - (FCSA/UFLA)