Professor da UFLA obtém título de especialista concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária
O professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Rogério Magno do Vale Barroso foi aprovado no exame para obtenção do título de Especialista em Cirurgia Veterinária, concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária (CBCV). O órgão, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, é responsável por certificar, em âmbito nacional, profissionais que atendem a critérios técnicos e científicos específicos para a atuação na área.
Em Minas Gerais, a partir da aprovação, apenas dois médicos-veterinários possuem essa certificação na área de pequenos animais: o professor Rogério, que atua na UFLA, e o Dr. Guilherme Savassi, em Belo Horizonte. Em todo o Brasil, são cerca de 30 titulados.
O processo de certificação é considerado um dos mais rigorosos da medicina veterinária. Para participar do processo, é necessário atender a uma série de pré-requisitos profissionais e acadêmicos. A prova é dividida em três etapas: uma avaliação teórica com questões objetivas e dissertativas, e uma prova prática realizada em cadáveres, na qual o candidato deve demonstrar domínio técnico de procedimentos específicos da especialidade escolhida.
A área de atuação do professor Rogério é a cirurgia oftalmológica e de tecidos moles, incluindo procedimentos reconstrutivos, cirurgias de tórax e abdômen. Além de lecionar na graduação e na pós-graduação (mestrado e doutorado), ele é responsável pela supervisão de residentes e pela realização de procedimentos no Hospital Veterinário da UFLA, que é referência regional em atendimento especializado.
Segundo o professor, a titulação representa um reconhecimento importante na área. Ele explica que, na medicina veterinária, o profissional está apto a realizar procedimentos cirúrgicos sem a obrigatoriedade de possuir uma especialidade registrada. “O título emitido pelo CBCV não é exigência para atuar, mas certifica que o profissional atende a critérios técnicos e científicos estabelecidos pela entidade, o que contribui para destacar sua qualificação no cenário nacional”, pontua.
A titulação ainda impacta na formação dos estudantes para atuação qualificada e contribui para o fortalecimento da referência regional do Hospital Veterinário, tanto no atendimento clínico e cirúrgico quanto na formação acadêmica e científica.
Na foto, a banca de especialização, com o prof. Jorge Castro (PUC/PR), prof. Rogério Barroso, prof. André Lacerda (UENF) e prof. Sérgio Santalucia (Qualittas).


