UFLA oferece nova disciplina sobre Inteligência Artificial e Educação a partir de 2025/2
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) vai ampliar o debate sobre tecnologia e inovação na formação de professores com a oferta da disciplina eletiva GPE170 – Inteligência Artificial e Educação. Aprovada em todas as instâncias acadêmicas, a disciplina será ofertada já no semestre letivo 2025/2 pelo professor Ronei Ximenes Martins, coordenador do Núcleo de Inteligência Artificial Aplicada à Educação (NIAE).
A proposta é fruto de uma iniciativa do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE), que vem se dedicando a ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à inovação pedagógica. Segundo o chefe do DPE, professor Braian Veloso, a criação da disciplina responde a uma demanda emergente: “A Inteligência Artificial generativa está transformando diferentes setores da sociedade, e a educação precisa estar preparada para compreender e integrar essas ferramentas de forma crítica e responsável. Com essa disciplina, buscamos oferecer aos futuros professores elementos para atuar nesse cenário em constante evolução.”
O conteúdo abordará as relações entre IA generativa e processos educativos, contemplando aspectos técnicos, pedagógicos, éticos e sociais. A iniciativa acompanha um movimento nacional e internacional de inserção da temática nos currículos universitários — como as ações da Universidade de Brasília (UnB), que anunciou a criação de uma graduação em Inteligência Artificial, e da Universidade de São Paulo (USP), que propôs um MBA na área.
Para o professor Ronei Ximenes Martins, responsável pela disciplina e coordenador do NIAE, a inclusão do tema na formação docente é estratégica: “O professor do século XXI precisa compreender não só como utilizar a IA, mas também como refletir sobre seus impactos, limites e potencialidades no processo de ensino-aprendizagem.”
A oferta da GPE170 reforça o compromisso da UFLA em integrar inovação tecnológica e formação de qualidade, preparando profissionais capazes de dialogar com os desafios e possibilidades da educação contemporânea.


