UFLA cria disciplinas específicas para estudantes em período de licença-maternidade/paternidade
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) passou a ofertar disciplinas específicas, com atividades on-line, para estudantes que estejam em licença-maternidade/paternidade, tanto na graduação como na pós-graduação. A iniciativa permite que os estudantes mantenham o vínculo acadêmico com a Universidade no período de licença, em alternativa ao regime especial ou ao trancamento do curso.
As disciplinas, na graduação, são “GNU191 - Saúde e cuidados na primeira infância” e “GNU192 - Saúde e cuidados da mulher no pós-parto”. Já na pós-graduação as disciplinas são “PGNS002 - Tópicos especiais em Saúde e Cuidados na primeira infância” e “PGNS001 - Tópicos especiais em Saúde e Cuidado da Mulher”. Os componentes curriculares estão ligados ao Departamento de Nutrição, da Faculdade de Ciências da Saúde (DNU/FCS), e podem ser acessados pelos estudantes de todos os cursos.
A professora Lílian Gonçalves Teixeira, que irá ministrar as disciplinas, conta que pretende organizar os conteúdos em rodas de conversa on-line, além de adaptá-los às necessidades de informação de cada turma e de realizar avaliação conjunta com a turma sobre a possibilidade de encontros presenciais.
“Como mãe, professora da área de saúde materno infantil, defensora do aleitamento materno, eu fico feliz de estar envolvida com esse projeto. É um direito das crianças serem cuidadas, principalmente na primeira infância, e é um direito das mães e dos pais cuidarem de suas crianças. As disciplinas, tanto da graduação como da pós-graduação, vão permitir que os estudantes mantenham o vínculo com a UFLA, mantendo suas bolsas de estudos, e podendo exercer o direito de cuidar de suas crianças. E vai possibilitar ainda trocas e compartilhamento de experiências, de conhecimentos, de saberes, nas nossas rodas de conversas”, avalia Lílian.
A iniciativa de criação das disciplinas surgiu motivada por uma demanda do Coletivo de Mães da UFLA, buscando fortalecer a inclusão e a permanência estudantil, de forma a assegurar que a maternidade não seja um obstáculo para a vida acadêmica. “É uma alegria ver a UFLA sendo Universidade pioneira na implantação dessas disciplinas tão importantes para as mães em licença-maternidade. Nesse momento tão delicado, a mãe poderá receber um conteúdo direcionado para o cuidado do seu bebê e da sua própria saúde. Essa iniciativa mostra que a UFLA se importa com as mães e que aqui é, sim, um lugar para nós. Mais do que permanência, a criação dessas disciplinas garante apoio e acolhimento”, diz a integrante do coletivo, e servidora da UFLA, Luiza Junqueira.
Para a pós-graduanda Lorena Júlio Gonçalves, também integrante do Coletivo de Mães, a medida é relevante em muitos aspectos. “Como a Lei 14.925, de julho de 2024, também contempla os pais com a possibilidade de licença de 180 dias, eles poderão optar por se matricular nas disciplinas, o que seria ótimo para dar um suporte às mães”, diz.
Na graduação, por exemplo, antes da oferta das disciplinas específicas, os estudantes em licença devido a nascimento ou adoção de filhos tinham a opção de solicitar regime especial, pelo qual precisam cumprir um plano de atividades que equivale à participação presencial nas aulas, o que nem sempre é possível nas disciplinas teórico-práticas, podendo levar ao trancamento e à interrupção do vínculo com a UFLA. O diretor de Avaliação, Desenvolvimento e Regulação do Ensino, professor Cleiton Lourenço de Oliveira, participou da estruturação da proposta, e avalia positivamente o resultado. “A nova proposta representa um avanço e uma garantia de que os estudantes possam continuar seus estudos e o vínculo com a UFLA, sem prejuízos à vida acadêmica, além de adquirirem conhecimentos sobre a primeira infância e a os cuidados no pós-parto”, diz.
Matrículas
Para estudantes da graduação, a matrícula nas novas disciplinas pode ser feita por meio da Secretaria Integrada (SI) de cada curso, após o estudante fazer a solicitação da licença. A sugestão da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é que, tão logo o discente entre em licença, a solicitação de matrícula seja feita.
Já para os estudantes da pós-graduação, a orientação é seguir os trâmites especificados na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Em 2025, foi publicada a Resolução PRPG nº 26, que dispõe sobre a prorrogação dos prazos de conclusão de curso e licença para discentes, em virtude de parto, de nascimento de filho, de adoção ou de obtenção de guarda judicial para fins de adoção, bem como prevê a possibilidade de participação nas disciplinas ofertadas.


