UFLA sediou etapa da Olimpíada Mineira de Química 2025
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou, no sábado (20/9), mais uma edição da Olimpíada Mineira de Química (OMQ), competição técnico-científica que há 27 anos mobiliza estudantes do ensino médio em Minas Gerais. O evento, realizado no PV-03 da UFLA, contou com a participação de cerca de 200 alunos de escolas estaduais e particulares da região, vindos de cidades como Lavras, Itumirim, Três Pontas e Varginha.
A OMQ tem como objetivo incentivar o interesse pela ciência e identificar jovens talentos na área da Química, além de selecionar estudantes mineiros para a Olimpíada Brasileira de Químic
a (OBQ). A OBQ, por sua vez, é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e promovida pela Associação Brasileira de Química, sendo porta de entrada para olimpíadas internacionais.
Durante a prova, os participantes responderam a questões abertas e de múltipla escolha envolvendo conteúdos de Química estudados no primeiro e segundo ano do ensino médio. Uma novidade deste ano foi a realização de experimentos demonstrativos, que mostraram como a Química está presente no dia a dia e podem inspirar os estudantes para futuras carreiras na área.
Crescimento da participação
A OMQ tem ocorrido desde 2008 em diferentes cidades de Minas Gerais e na UFLA desde 2023. A cada ano, a UFLA tem recebido mais participantes. De 2023 até 2025, houve um aumento considerável de alunos do ensino médio, 70% para o primeiro ano e 62% para o segundo ano. "Este crescente aumento de participantes na OMQ em Lavras reflete o sucesso do evento e a possibilidade de novos ingressantes na UFLA", comentam os organizadores.
Organização
A Olimpíada Mineira de Química é organizada em Lavras pelo Departamento de Química da UFLA (DQI), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e vinculada a um projeto apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Para os organizadores, o crescimento da competição em Lavras demonstra não apenas o fortalecimento da ciência no ensino básico, mas também a possibilidade de despertar o interesse dos jovens para a vida acadêmica e científica na UFLA.


