Primeira Aula Magna da Pós-Graduação em Educação Física recebe pesquisadores da USP
O Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGefi) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu na segunda-feira (10/11) os professores da Universidade de São Paulo (USP), Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz e Edison de Jesus Manoel, para a primeira Aula Magna de Educação Física. As palestras abordaram temas relacionados à área 21, com foco na avaliação dos programas de pós-graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento contou com a presença de discentes, docentes e representantes institucionais.
Para o coordenador da PPGefi, professor Sandro Fernandes da Silva, “O Programa de Pós-Graduação em Educação Física surge como uma novidade, com o propósito de impactar positivamente a sociedade por meio do exercício físico e da pedagogia do movimento humano — as duas grandes abordagens que orientam nossas ações. Trabalhamos tanto no combate ao sedentarismo e na valorização do exercício físico, buscando aprimorar a qualidade da prescrição de exercícios, quanto na formação docente, preparando profissionais capazes de atuar de forma transformadora, não apenas nas academias, mas também nas escolas.”
Para a professora Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, coordenadora adjunta da área 21 na Capes, é fundamental que o corpo docente das universidades elabore propostas consistentes para seus programas de pós-graduação. “Ao longo do tempo, temos acompanhado a evolução do projeto de pós-graduação em Educação Física da UFLA. Na última vez em que estive aqui, há cerca de dois anos, discutimos bastante sobre a coerência epistemológica e as características estruturais do programa”, ressalta.
Estudante da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Rodrigo Alves destaca a importância desse início para a consolidação do curso e para a abertura de novas turmas no próximo quadriênio da Capes. “Quando o edital foi lançado, eu já estava trabalhando, então o processo foi bastante intenso — virei noites escrevendo o projeto, que foi totalmente diferente do meu TCC. Não esperava ser aprovado, e fiquei muito feliz ao ver meu nome em segundo lugar. Sinto uma profunda gratidão por ter a oportunidade de estar em um espaço dedicado à construção de novos conhecimentos. Meu projeto é voltado aos estudos decoloniais na Educação Física infantil, e quero aproveitar ao máximo esses dois anos para aprender e enfrentar esse novo desafio”, comenta.
Confira as imagens da Aula Magna.


