Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
SISU 2026

Sisu 2026: UFLA amplia vagas e lança novos cursos de graduação

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 05 Janeiro 2026 11:47 | Última Atualização: Segunda, 05 Janeiro 2026 11:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Ministério da Educação publicou o edital que regulamenta o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso na educação superior pública em 2026. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o documento marca a ampliação da oferta para 2236 vagas, distribuídas em 51 cursos de graduação, nos Câmpus Lavras e em São Sebastião do Paraíso. Ao todo, 13 novos cursos passam a integrar o Sisu já em 2026, sendo que parte dessas formações tem início previsto para o segundo semestre letivo.

Inscrições e cronograma do Sisu 2026

As inscrições no Sisu 2026 são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 19 a 23 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso.

Assim como na edição anterior, o Sisu contará com apenas uma etapa de inscrição, válida para as vagas ofertadas ao longo de todo o ano letivo. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026, e o período de matrícula terá início a partir de 2 de fevereiro.

A partir de 2026, o Sisu passará a considerar os resultados das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023, 2024 e 2025). Para cada opção de curso, será utilizada automaticamente a melhor média ponderada, desde que o candidato tenha obtido nota superior a zero na redação e não tenha participado do exame como treineiro. O edital também reforça que apenas candidatos que tenham concluído o ensino médio poderão concorrer às vagas, ampliando a segurança jurídica do processo.

Novos cursos da UFLA e Programa Pé-de-Meia

Com vagas já previstas no Sisu 2026, a UFLA passa a ofertar 13 novos cursos de graduação, entre cursos superiores de tecnologia e bacharelados, ampliando as opções de formação, especialmente em cursos noturnos. 

O Bacharelado em Gestão do Agronegócio e o curso tecnólogo em Comunicação Integrada e Mídias Digitais (1º e 2º semestres), ambos com oferta em turno integral, terão ingresso já no primeiro semestre letivo de 2026 (2026/1).

Para o segundo semestre, está prevista a abertura de sete cursos superiores de tecnologia, todos no turno noturno e com duração entre dois anos e meio e três anos: Inteligência Artificial; Sistemas para Internet; Segurança Cibernética; Jogos Digitais; Automação Industrial; Engenharia Financeira e Inovação Digital; e Enologia e Viticultura.

Também estão previstos no Sisu quatro novos cursos de bacharelado para 2026/2: Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Ciências Sociais, no turno noturno, ampliando o acesso para estudantes que conciliam trabalho e estudos, além do curso de Enfermagem em turno integral. A iniciativa reforça a diversificação da oferta acadêmica e cria alternativas mais flexíveis e com tempo reduzido de formação, alinhadas às demandas do mundo do trabalho e às diferentes realidades dos candidatos.

Vale destacar, ainda, que sete cursos de licenciatura ofertados pela UFLA participam do Programa Pé-de-Meia, iniciativa do governo federal que prevê apoio financeiro aos estudantes da educação superior. São eles: Educação Física, Filosofia, Física, Matemática, Pedagogia, Ciências Biológicas e Química.

Câmpus Paraíso 

No Sisu, a opção para o Câmpus Paraíso aparece com o curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - BICT, que se constitui como ciclo inicial de formação para os cursos de engenharia (Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica ou Engenharia de Software) que passam a ser chamados cursos de segundo ciclo. Durante o BICT o estudante poderá optar pela engenharia de sua maior predileção. Além de porta de ingresso para o segundo ciclo, o curso, por si só, quando concluído, permite atuação profissional ou ainda pós-graduação, 

PAS UFLA

Além do SISU, a UFLA tem outra forma de ingresso em seus cursos de graduação, o Processo de Avaliação Seriada (PAS UFLA), no qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas. Nas duas primeiras etapas (PAS 1 e PAS 2), o candidato fará provas de múltipla escolha conforme o conteúdo do Ensino Médio. A terceira etapa (PAS 3) adota a nota do Enem. A pontuação geral do candidato no PAS é obtida pelo somatório das três etapas, com diferentes pesos na pontuação. Todos esses cursos também estarão disponíveis no PAS UFLA. As inscrições estão abertas, confira em: pas.ufla.br 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção