UFLA lança graduação em Comunicação Integrada e Mídias Digitais, com início em março e ingresso pelo Sisu e PAS 2026
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) amplia, a partir do primeiro semestre letivo de 2026, sua oferta de cursos na área de Ciências Sociais Aplicadas com a criação do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Integrada e Mídias Digitais. Inovador e com forte ênfase prática, esse é o primeiro curso superior de tecnologia ofertado pela Instituição e foi concebido para formar profissionais preparados para atuar em um cenário marcado pela presença crescente e diversificada das mídias digitais.
As discussões para a criação do curso tiveram início ainda durante o período da pandemia, quando se intensificou a reflexão sobre novas formas de comunicação e sobre as demandas do mercado regional por profissionais qualificados para lidar com ambientes digitais. A Diretoria de Comunicação da UFLA e docentes do Departamento de Administração e Economia (DAE) estiveram envolvidos nos debates iniciais sobre a proposta, que priorizaram uma formação prática, voltada à vivência profissional desde os primeiros períodos do curso. Posteriormente, a iniciativa foi abraçada pelo DAE e pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA), em um percurso construído ao longo de vários anos até a consolidação do projeto pedagógico.
Formação prática e inserção rápida no mercado
A criação da graduação representa um avanço importante para a Universidade e para a região, ampliando a atuação da UFLA na área de Ciências Sociais Aplicadas, com uma proposta totalmente inovadora. Com duração de seis semestres (três anos), o curso, na modalidade tecnóloga, foi estruturado para formar profissionais aptos a integrar e liderar equipes de comunicação em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, atuando desde o planejamento até a execução de projetos de comunicação, com capacidade para desenvolver estratégias, criar conteúdos e aprofundar soluções comunicacionais em ambientes digitais.
A proposta pedagógica visa trabalhar com metodologias ativas, levando o estudante a ter contato direto com a prática desde o início, e que teoria e prática serão ensinados sempre juntos. A cada semestre, o desenvolvimento de um Projeto Integrador, no qual, os estudantes irão aplicar, de forma articulada, os conteúdos aprendidos ao longo do período. Entre as áreas abordadas, estão redação para múltiplas plataformas, novas tecnologias de comunicação digital, criação visual e audiovisual, planejamento e gestão de projetos de comunicação, entre outras.
Desde o início da graduação, os estudantes contarão com mentoria orientada aos seus interesses profissionais, o que favorece a construção de um portfólio próprio ao longo do curso. Ao final, será desenvolvido um projeto experimental que será um produto prático, variando entre planejamento de comunicação, documentário, podcast, fotolivro, web reportagem, entre outros, consolidando a formação prática adquirida. O curso contará com laboratórios multidisciplinares, estúdio de rádio, TV e fotografia, com equipamentos de ponta para produção multimídia. Saiba mais detalhes do curso no podcast Frequência UFLA.
Dados do curso:
- Modalidade: Tecnólogo
- Regime: Semestral
- Turno: Integral
- Duração: 6 semestres
- Vagas anuais: 52
- Código do curso na UFLA: ?
- Início das atividades: 09/03/2026
- Mais informações estão disponíveis em fcsa.ufla.br
- Formas de ingresso: PAS e Sisu


