Curso de Medicina da UFLA obtém conceito 4 no Enamed 2025 e permanece na faixa superior do MEC
O curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve o conceito 4 (de um total de 5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, divulgado nesta segunda-feira (19/1) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde (MS). O resultado de 85,9% dos estudantes com pontuação acima da média esperada posiciona a graduação na faixa superior, dentro do desempenho satisfatório estabelecido pelo exame.
O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicada especificamente aos cursos de Medicina. Além de avaliar a formação médica, o exame permite o aproveitamento de seus resultados em processos seletivos de programas de residência médica, como o Exame Nacional de Residência (Enare).
Na edição de 2025, participaram 351 cursos de Medicina em todo o País, dos quais 304 pertencem ao Sistema Federal de Ensino. Os demais são regulados pelos sistemas estaduais. Segundo a análise divulgada pelo MEC, 204 cursos alcançaram conceitos 3, 4 ou 5, considerados satisfatórios. Outros 99 cursos ficaram nas faixas 1 e 2 e passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).
Em avaliação sobre o resultado, o coordenador do curso de Medicina da UFLA, Ernesto Lippi, afirmou que o conceito 4 confirma a consolidação do curso ao longo dos anos, mas ressaltou que a busca pela nota máxima deve permanecer como meta prioritária. Segundo ele, o compromisso agora é intensificar os esforços acadêmicos e institucionais para avançar nos próximos ciclos avaliativos. “O resultado reforça a qualidade do curso, mas também nos desafia a seguir aprimorando processos, práticas formativas e estratégias pedagógicas, mobilizando toda a comunidade acadêmica para alcançar o conceito máximo”, destacou.


