UFLA é contemplada com 11 vagas no Programa de Bolsa Permanência para o curso de Medicina - estudantes já podem se inscrever
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi contemplada com 11 vagas no Programa de Bolsa Permanência para Medicina (PBP-PMM). O benefício consiste em um auxílio financeiro, no valor de R$ 700, que visa minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As inscrições, que se encerram no dia 20/2, deverão ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Gestão do Programa de Bolsa Permanência (SISBP). O acesso é feito por meio de contato com o Gov.br do estudante.
O Edital nº 8/2025, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), estabelece as normas e o cronograma para a concessão da Bolsa Permanência, destinado a estudantes matriculados em cursos autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos (PBP-PMM). A seleção priorizará estudantes com menor renda familiar e aqueles que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública.
Quem pode se candidatar?
De acordo com o edital, o estudante deve atender aos seguintes requisitos obrigatórios:
- Estar matriculado e com matrícula ativa no curso de Medicina;
- Estar inscrito no CadÚnico, com cadastro ativo e atualizado;
- Possuir renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
- Não ter concluído outro curso superior;
- Não ter ultrapassado o prazo de integralização do curso.
Programa de Bolsa Permanência
Apesar de já existirem outros incentivos por meio do Programa de Bolsa Permanência na Universidade, esta é a primeira vez que são destinadas vagas específicas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica dos cursos de Medicina que são autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos – PBP-PMM. A UFLA concorreu às vagas com outras instituições por meio de edital público aberto pelo MEC.
Para o coordenador de Apoio Estudantil da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape/UFLA), Vinícius Batista Gonçalves, "essa conquista reafirma o protagonismo da UFLA na democratização do curso de Medicina. Ao garantir a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade, a Universidade cumpre sua missão institucional de transformar vidas".


