Cursos de Engenharia do Câmpus Paraíso passam por avaliações de reconhecimento
Os três cursos de Engenharia do segundo ciclo oferecidos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Câmpus São Sebastião do Paraíso passaram, pela primeira vez, pelos processos de reconhecimento conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). As avaliações ocorreram entre os dias 17 e 26 de junho e resultaram em conceitos nas faixas mais altas da escala utilizada para avaliação dos cursos de graduação.
Nas avaliações, a Engenharia de Produção e a Engenharia de Software obtiveram conceito na faixa 4, enquanto a Engenharia Elétrica alcançou conceito na faixa 5, a mais elevada da escala de avaliação.
O reconhecimento é uma etapa prevista para os cursos de graduação após o início de seu funcionamento. Durante a avaliação, especialistas analisam aspectos como o projeto pedagógico, a qualificação do corpo docente, a infraestrutura, os laboratórios, as atividades de ensino, pesquisa e extensão e a organização didático-pedagógica. O conceito obtido passa a integrar o processo regulatório do curso.
Para o diretor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin), professor Fernando Ferrari, a conclusão das avaliações representa um momento importante para o desenvolvimento do câmpus.
"A conclusão dos processos de reconhecimento dos cursos de segundo ciclo das Engenharias representa um marco muito importante para o Ictin e para o Câmpus UFLA Paraíso. Tivemos avaliações concentradas em um curto período de duas semanas, o que exigiu grande esforço, organização e dedicação de toda a comunidade acadêmica. As notas obtidas em todos os cursos demonstram a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido, mesmo em um câmpus ainda em implantação."
O coordenador da Engenharia de Produção, professor Erivelton Antonio dos Santos, destaca que o resultado reflete o envolvimento coletivo de docentes, estudantes e equipes técnicas durante todas as etapas do processo avaliativo. "O reconhecimento do curso representa não apenas um resultado formal, mas também um incentivo à continuidade do processo de amadurecimento institucional e ao fortalecimento da Engenharia de Produção como formação estratégica para o desenvolvimento regional."
Para o coordenador da Engenharia de Software, professor Rodrigo Aparecido da Silva Braga, a avaliação evidencia a evolução do curso desde sua criação. "Estou muito satisfeito com a avaliação e a nota obtidas, que evidenciam a maturidade do curso de Engenharia de Software e também diversas oportunidades de melhoria."
Já o coordenador da Engenharia Elétrica, professor Henrique Luis Moreira Monteiro, ressalta que o reconhecimento reflete o trabalho desenvolvido desde a implantação dos cursos. "Todos os esforços empregados na consolidação dos cursos do câmpus não foram em vão, fato que se evidencia nas avaliações obtidas, nas quais todos os cursos alcançaram excelentes conceitos. Agora, o trabalho continua”, pontuou. Ainda destacou a necessidade de dar continuidade às ações voltadas à formação de profissionais qualificados para um mercado de trabalho em constante transformação, ao desenvolvimento de projetos que impulsionam novas tecnologias e ao aperfeiçoamento contínuo das metodologias de ensino, de modo a fortalecer cada vez mais a formação dos estudantes.


