Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
SAÚDE

Programa de Educação Permanente em Atenção Primária à Saúde é lançado na UFLA

Escrito por Mayara Mesquita Silva | Publicado: Segunda, 20 Julho 2026 08:48 | Última Atualização: Segunda, 20 Julho 2026 08:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na manhã de sexta-feira (17/7), foi lançado o Programa de Educação Permanente em Atenção Primária à Saúde, por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Secretaria Municipal de Saúde de Lavras. O evento aconteceu no auditório do Departamento de Medicina (DME) da Instituição.

O programa é voltado a profissionais da atenção primária à saúde, como médicos, enfermeiros e residentes, e seu objetivo é proporcionar, de forma contínua, a capacitação e a atualização desses profissionais com base nas pesquisas, diretrizes e protocolos mais recentes.

Unindo ensino e extensão, o programa será desenvolvido por meio de minicursos mensais. Os temas abordados em cada encontro serão definidos de acordo com as demandas dos profissionais da saúde e as necessidades da rede municipal de saúde. O tema do primeiro curso, realizado na sexta-feira, foi "Puericultura na Atenção Primária à Saúde". Cada encontro será conduzido por professores e especialistas nas respectivas áreas.

Para a professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA) Danielle Carvalho Sant'Ana, coordenadora do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, esse é um momento importante para a discussão da prática da medicina e dos serviços oferecidos à comunidade. "O nosso município precisa usufruir do que a Universidade tem a oferecer. Estamos levando educação, inovação e pesquisa para os profissionais, e eles levarão esse conhecimento para a população. A área da saúde muda constantemente, e é importante manter-se atualizado. Então, nós vamos trazer o que temos de evidência científica para a realidade do nosso município", afirma.

Confira as fotos do evento.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção