Ir direto para menu de acessibilidade.

Resgate da produção de marmelo: professor da UFLA participa de reunião técnica em Delfim Moreira

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 02 Mai 2018 10:09 | Última Atualização: Terça, 10 Julho 2018 16:00

O professor Rafael Pio, do Departamento de Agricultura (DAG), pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (PRPG/UFLA), coordenou na última semana a reunião técnica da cadeia produtiva do marmelo, realizada na abertura da quarta edição da Festa do marmelo, em Delfim Moreira/MG.

Delfim Moreira, como Marmelopolis, Cristina e Venceslau Brás, municípios da Serra da Mantiqueira, foram responsáveis pela produção nacional de marmelos na década de 30, com 27 indústrias para a fabricação de marmelada. O cultivo do marmeleiro atravessou anos difíceis e quase houve dizimação dos plantios. Assim, o professor Rafael Pio trabalha na tentativa de resgatar a exploração e incentivar novos plantios.

Na reunião técnica foi proposta a criação de uma associação envolvendo as prefeituras da região em convênio com a UFLA, para que seja possível intensificar as pesquisas e a extensão rural na Serra da Mantiqueira, no cultivo do marmelo.

Rafael Pio é especialista na área de exploração do marmeleiro. Desde 2002, trabalha com pesquisas com essa fruteira e já publicou 46 artigos científicos, proferiu mais de 30 palestras e redigiu dois boletins técnicos e três capítulos de livro sobre o marmeleiro. “É válido destacar que a UFLA é referência mundial em pesquisas com marmeleiro. Detém o maior banco de germoplasma do Brasil, com uma coleção com 33 cultivares”, comenta o professor.  

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.