Ir direto para menu de acessibilidade.

Estudantes de Medicina promovem “Educação contra o Tabaco” em escolas de Lavras

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 08 Junho 2018 09:12 | Última Atualização: Quarta, 04 Julho 2018 16:03

O grupo EAT sigla para “Education Against Tobacco", de estudantes do curso de medicina da UFLA, está promovendo uma campanha de conscientização nas escolas públicas de Lavras sobre os impactos do uso do tabaco para a saúde. O projeto abrange alunos de 12 a 17 anos e busca disseminar o conhecimento acerca do tabagismo e tirar dúvidas utilizando para isso softwares desenvolvidos pela Rede EAT. Os estudantes de medicina   também realizam experiências e atividades dinâmicas com os adolescentes.

O EAT/UFLA é formado pelas estudantes de medicina: Amanda Oliveira (coordenadora financeira e de eventos), Luiza Checon (coordenadora de visitas escolares), Luana Amorim (coordenadora cientifica), Kalyne Paiva (coordenadora de relações públicas) e Daiana Godoy (coordenadora geral e fundadora do EAT/UFLA), sob a coordenação do Professor Vitor Mati (DSA), coordenador do curso de medicina da UFLA, e co-orientação da professora Cynhtia Silva, especializada em pediatria e docente do curso de medicina da UFLA.

Sobre o grupo

Education Against Tobacco é uma rede mundial, apoiada pela Harvard Medical School, e conduzida por estudantes de medicina e médicos em 80 escolas médicas de 14 países, cuja missão é atuar no combate ao tabagismo através da prevenção primária em adolescentes escolares mediante aconselhamento, uso de softwares e materiais previamente testados e aplicados.

No Brasil, além da UFLA, mais de 14 escolas de medicina brasileiras também possuem este projeto, conduzindo estudos randomizados controlados no país para avaliar a efetividade de suas ações. As intervenções da rede no território brasileiro já cobrem cerca de 8000 adolescentes escolares por ano. Além disso, a Rede EAT-Brazil beneficia milhares de brasileiros diariamente por meio de seus aplicativos gratuitos disponibilizados em Português (aplicativos Smokerface e Smokerstop já totalizam juntos mais de 500.000 downloads).

Conheça mais o projeto pelo site: http://educationtobacco.org 

Facebook: https://www.facebook.com/EATBRAZILUFLA/?ref=br_rs

Instagram: https://www.instagram.com/eatbrazilufla/

Email para contato com o EAT/UFLA- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção