Programa de aceleração de startups: Lemonade está com inscrições abertas até 17/6

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 06 Junho 2018 18:27 | Última Atualização: Quinta, 16 Agosto 2018 14:11
Lançamento do Programa na UFLA em 11/5.

Pessoas ou grupos que possuam ideias inovadoras - ou tenham desenvolvido novas tecnologias – podem se transformar em empreendedores em negócios de alto impacto, contribuindo para a transformação da sociedade. Com o programa Lemonade, que terá sua próxima edição em Lavras, os interessados passam por uma imersão de nove semanas, em um processo de aceleração de startups por meio de palestras e mentoria. Trezentas e sete startups de todo o Brasil já passaram por essa formação.

Para participar desta edição, que será realizada na InovaCafé (UFLA), é necessário fazer o cadastro pelo site do Lemonade até o dia 17/6. Os inscritos precisam apenas ter o interesse em querer contribuir com o ecossistema empreendedor. O lançamento na UFLA foi realizado no Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA) no dia 11/5 (confira como foi). Houve lançamento também fora da Universidade, em 29/5, com o meetup que teve como tema “Tenho uma ideia”. A apresentação do programa nessa data foi feita pela agente de pré-aceleração Yule Maris. O foco do Lemonade Lavras, segundo Yule, é incentivar especialmente o desenvolvimento de startups que trabalhem soluções para o agronegócio, ligadas a energias renováveis, ferramentas sustentáveis que contribuam para a diminuição da emissão de poluentes e infraestrutura inovadora para transporte e escoamento, entre outras soluções; entretanto, participantes que queiram se dedicar a outras temáticas também são bem recebidos.

Estudantes da UFLA já se preparam para participar. Tamis Diniz Sampaio Dias, de 26 anos, é estudante de Administração e está entre eles: “Já tive a oportunidade de participar do Programa, mas infelizmente nossa ideia não foi adiante. Espero, agora, contribuir e fomentar novas ideias, principalmente na Universidade”. Nathália Rabelo dos Santos, de 25 anos, é estudante de Medicina Veterinária e já participou do Startup Weekend. Com a experiência adquirida, ela pretende desenvolver novas habilidades no Lemonade: “Me vejo como uma comunicadora; espero que o programa transforme a vida das pessoas como já transformou a minha”.

Lançamento do Programa em Lavras (29/5). Foto: Lisa Fávaro.

Também haverá edições do Lemonade Ultra nas cidades de Uberaba, Juiz de Fora e Viçosa. Em cada município serão selecionadas 20 startups, que tenham de três a cinco integrantes. Durante as nove semanas de imersão, elas terão a oportunidade de desenvolver uma ideia de negócio e serem selecionadas para participar do Demoday – que é a apresentação para investidores – que será feita na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia – Finit, em Belo Horizonte. Os vencedores poderão receber o investimento de 40 mil reais para ampliar o negócio.

A 11ª edição do Lemonade, que ocorre em Lavras, é uma realização do Sebrae, projeto NovoAgro 4.0, Governo de Minas Gerais, Sistema Mineiro de Inovação (Simi), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Universidade Federla de Minas Gerais (UFMG), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg), Techmall, Unitecne, Centev, Critt e Inova Café.

Assista à entrevista do TVU Notícias e saiba mais sobre o evento:

Texto: Lisa Fávaro e Ana Eliza Alvim