ASTRONOMIA TAMBÉM PARA CRIANÇAS

Nova temporada do projeto A Magia da Física e do Universo começa em 25/8

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 21 Agosto 2018 17:19 | Última Atualização: Quarta, 22 Agosto 2018 17:51
imagem de pessoas com telescópio

O período letivo começa e com ele as oficinas periódicas do projeto A Magia da Física e do Universo. As atividades ocorrem aos sábados, às 19h, no câmpus histórico, e são abertas a toda a população, com participação gratuita.

Além das oficinas, a equipe do projeto inova e acrescenta uma programação específica para crianças. Serão aulas de astronomia cultural para crianças, no planetário móvel, atualmente instalado na Casa das Pedras. O horário também é às 19h, aos sábados. O Museu de História Natural e a Casa das Pedras estão localizados no câmpus histórico da Universidade.

Programação das apresentações no Museu de História Natural até dezembro

A programação começará com uma apresentação em forma de passeio turístico pelo mundo, pela qual será possível descobrir como povos antigos conectaram as estrelas ao seu cotidiano.

Em seguida, a atenção será voltada aos povos indígenas brasileiros e em como o pensamento científico deles conectou o movimento dos astros com as práticas de meio ambiente e preservação dos recursos.
Após as palestras e comentários será feita uma observação do céu a olho nu e com telescópios.

Programação das apresentações na Casa das Pedras, para crianças

A apresentação será ministrada pela professora Karen Luz Burgoa Rosso, do Departamento de Física da UFLA (DFI). As palestras irão resgatar personagens do folclore brasileiro e serão realizadas no ambiente de planetário. Após as palestras, as crianças também poderão fazer observações astronômicas a olho nu e com telescópios.

Confira as programações completas:

Casa das Pedras

Museu de História Natural

Organização do texto: Ana Carolina Rocha (estagiária DCOM/UFLA)