ENSINO BÁSICO

Nepedi promove curso sobre inclusão educacional de alunos com deficiência

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 22 Agosto 2018 14:41 | Última Atualização: Quarta, 22 Agosto 2018 14:42
sala com público nas cadeiras e apresentadores à frente
Abertura do curso foi realizada nessa terça (21/8) à noite.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada entre os dias 21/8 e 28/8 em todo o Brasil, data marcada por atividades e debates que visam a reflexão sobre o assunto. E como forma de discutir o tema em Lavras, o Núcleo de Estudos da Pedagogia à distância da Universidade Federal de Lavras (Nepedi/UFLA) está promovendo o curso “Inclusão em Pauta”.

Sob a coordenação da professora Ana Paula Coelho Silva, o objetivo do curso é ressaltar a importância do processo de inclusão educacional para alunos do ensino regular que apresentem deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. “Há a necessidade de uma formação tanto dos estudantes quanto dos professores para receberem esses alunos. O objetivo da equipe gestora do Nepedi é capacitar esses profissionais para uma educação de qualidade”, afirma Ana Paula.

O curso tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e ocorre no período de 21 a 23 de agosto, na Escola Municipal Padre Dehon. Os temas abordados serão: Políticas Públicas e Legislação da Educação Especial na Perspectiva da Inclusão; Autismo e Estratégias de Intervenção Psicopedagógica e A Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

Segundo Ana Paula um dos maiores desafios dentro da sala de aula é a aceitação do aluno com deficiência e a sua formação. Por isso é importante que a sociedade se mobilize na promoção dessa pessoa, “Ela possui sua limitações, mas isso não a impede de avançar. O trabalho do professor é fazer essa criança crescer, aprender e evoluir. Afinal, a deficiência não é um obstáculo”.

Texto: Laís Diniz, jornalista/bolsista DCOM/UFLA.