Corredor Cultural marca o início das comemorações dos 110 anos da UFLA

Escrito por DCOM | Publicado: Segunda, 27 Agosto 2018 13:43 | Última Atualização: Segunda, 27 Agosto 2018 13:53
músicos com violão prontos para se apresentar

Abrindo as comemorações da Semana de Ciência, Cultura e Arte da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi realizado no sábado (24/8) o “Corredor Cultural”, evento que contou com a participação de diversos artistas de outras instituições federais, com o objetivo de incentivar a cultura dentro do câmpus universitário.

O projeto “Corredor Cultural” é incentivado pelo Ministério da Cultura (MinC) e envolve diversas instituições públicas, com o objetivo de motivar ações culturais no ambiente universitário. Nesta edição, realizada no Centro de Cultura, situado no câmpus histórico, houve a participação de cerca de 40 artistas de 12 instituições de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. “A ideia é justamente a troca de experiências entre os artistas de cada instituição e produtores de cada espaço, para que esse conhecimento possa ser compartilhado”, disse, na abertura, o organizador Jardel Maximiliano dos Santos Dias, da Pró - Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFLA).

Para os artistas, mais do que uma interação, foi a oportunidade de mostrar seu trabalho, como no caso do conjunto de Cordas Dedilhadas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). O grupo, formado por professores e estudantes do curso de licenciatura em Música, ajuda a divulgar o trabalho de diversos compositores. “Nós desenvolvemos um trabalho pautado na música brasileira, principalmente de compositores regionais que não têm muito espaço na mídia”, conta o professor Adler Tatagiba.

A banda Tiu Johnny, formada pelos estudantes da UFLA Fábio (Direito), Hebreu (Agronomia), Morte (Engenharia Florestal) e Gui (ABI), foi a representante da universidade na edição do Corredor Cultural do Rio de Janeiro e de São João del Rei. No repertório, composições que narram o dia a dia como universitário agitaram o público. “Nossa meta quando entramos no palco é fazer um show em que a galera vai pular, se divertir, cantar junto conosco, esquecer os problemas. Passamos a nossa mensagem autoral, o nosso pensamento desse mundo.”

Pela segunda vez na UFLA, os atores da peça Navalha na Carne, da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), elogiaram a receptividade e a estrutura da UFLA, o que proporciona um grande incentivo para esse tipo de evento. A peça com a atual formação estreou em 2014 e faz uma reflexão sobre o estereótipo das pessoas marginalizadas da sociedade.

A programação contou com exposição de fotos, teatro, apresentações de música, dança, tecido acrobático, malabaristas e ainda oficinas e workshops que proporcionaram uma experiência única ao público que esteve presente e participou das oficinas. “Foi a primeira vez que participei e achei muito interessante. O evento chama a população para interagir e conhecer outras culturas”, comenta Guilherme Finamor. Quem visitava a UFLA, devido às festividades de formatura dos cursos presenciais, também teve a oportunidade de prestigiar o corredor cultural e aprovou, como disse, Leslie Câmara Reis, de Itajubá: “isso é muito bom para as universidades, toda forma de cultura tem que ser preservada e mantida. ”