UFLA sediou 3ª edição do Simpósio Sul Mineiro de Cardiologia

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 03 Setembro 2018 15:15 | Última Atualização: Terça, 04 Setembro 2018 14:33
Gentileza solicitar descrição da imagem
O presidente da Sociedade Sul-Mineira de Cardiologia discursa para os congressistas

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou o III Simpósio Sul Mineiro de Cardiologia, nos dias 31/8 e 1°/9, no Salão de Convenções. Com 275 inscritos, o evento superou as expectativas em relação às duas edições passadas, quando registrou uma média de 130 congressistas.

Na cerimônia de abertura, a chefe de Gabinete, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, recepcionou os participantes em nome da reitoria. “Além de possuir tradição e reconhecimento de 110 anos nas Ciências Agrárias, a UFLA vem conquistando excelência em outras áreas. Uma delas é a Medicina”, afirmou. A docente foi a primeira coordenadora do curso de Medicina da UFLA.

Enfatizando o momento festivo que vive a universidade, o chefe do Departamento de Ciências da Saúde, professor Thales Augusto Barçante, estimulou os participantes a pensar na repercussão de suas ações. “Certamente não estaremos na UFLA daqui a 110 anos, mas nosso empenho produzirá resultados para o futuro.”

Os congressistas também receberam as boas-vindas do coordenador do curso de Medicina da UFLA, professor Vitor Luís Tenório Mati, e do presidente da Sociedade Sul-Mineira de Cardiologia, Frederico Toledo Campo Dall Orto.

A palestra de abertura, sobre caso clínico de insuficiência cardíaca, foi proferida pelo coordenador da equipe de cardiologistas do Hospital Vaz Monteiro, Marcos Cherem. Durante o simpósio, também foram abordados temas como doença coronariana estável, tratamento da dislipidemia, anticoagulação em situações especiais e atualizações sobre diabetes.

O simpósio é uma realização do curso de Medicina do Departamento de Ciências da Saúde, em parceria com a Sociedade Sul Mineira de Cardiologia. O evento é voltado para profissionais e estudantes da área de saúde.