Ir direto para menu de acessibilidade.
Simpósio

Simpósio Interdisciplinar de Fisiologia Vegetal premia os melhores trabalhos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 03 Setembro 2018 19:02 | Última Atualização: Terça, 04 Setembro 2018 09:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

A atuação diversificada dos profissionais da área do Programa Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal (PPGFV) foi o eixo do I Simpósio interdisciplinar de fisiologia vegetal na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Promovido pelo Núcleo de Estudos em Fisiologia Vegetal (NEF) entre os dias 29 e 31 de agosto, os melhores trabalhos apresentados pelos pesquisadores foram premiados no último dia do evento. 

O professor de Fisiologia Vegetal Paulo Eduardo Ribeiro Marchiori explica que o ramo de atuação do fisiologista vegetal vai além da academia. "É uma ciência básica dada no início do curso na graduação e que fornece meios para os estudantes trabalhar em diversos setores, além da área docente. Vários profissionais que estudaram na UFLA atuam em diversas áreas foram convidados para participar do simpósio. Muitos trabalham em empresas privadas, são pesquisadores e até reitor de universidade”, conta. 

As linhas de pesquisa de submissão dos trabalhos foram quatro: tecnologia vegetal, crescimento e desenvolvimento de plantas, bioquímico e nutrição de plantas e ecofisiologia. No total, foram recebidos 131 resumos e selecionados um de cada área, avaliados pelos próprios palestrantes. Como premiação os ganhadores receberam um certificado de melhor trabalho.

Um dos trabalhadores vencedores foi da estudante de pós-doutorado da UFLA Débora Domiciano. Para ela, que está na universidade desde quando iniciou o mestrado em 2013, a premiação é um grande reconhecimento. “Meu trabalho vem sendo construído há muito tempo e tenho me dedicado bastante. Esse evento dá visibilidade ao setor da fisiologia”, comemora.

Segundo o professor Paulo Eduardo, o evento foi importante principalmente para a UFLA, pois atraiu discentes e pesquisadores que nunca a tinham visitado.  "Todos elogiaram a estrutura da universidade, alguns alunos demonstraram interesse em fazer pós-graduação, mestrado e doutorado. Eles saíram daqui com uma boa impressão e é isto que importa”, afirmou. 

Um dos palestrantes do encerramento do Simpósio foi o professor e fundador do setor de fisiologia, Luiz Edson Mota de Oliveira e que está há quase 40 anos na UFLA. O evento contou com palestras ministradas por grandes nomes da pesquisa no Brasil, empreendedores de sucesso e grandes empresas. O simpósio fez parte da comemoração dos 30 anos de PPGFV.

 

 Texto: Melissa Vilas Boas, relações públicas  bolsista Dcom/Fapemig. 

Assunto(s): fisiologia , simpósio , premiação
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção