UFLA 110 anos

UFLA sedia 2º Encontro de Automodelismo de Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 10 Setembro 2018 14:12 | Última Atualização: Segunda, 10 Setembro 2018 14:16
Automodelismo na UFLA

Dando continuidade às comemorações do aniversário de 110 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi realizado no último sábado (8/9), no câmpus universitário, a segunda edição do Encontro de Automodelismo de Lavras. O evento reuniu competidores de várias cidades para a prática da atividade na pista especial da UFLA, que é a primeira pista de automodelismo de Minas Gerais e a segunda construída em uma universidade no Brasil.

O automodelismo é uma prática que desperta o interesse de crianças e de adultos. Controlados por um controle remoto, os modelos podem ser movidos a combustível ou são elétricos, e competem em duas categorias: on road e off road, ou seja, em pistas asfaltados ou em terrenos acidentados.

Em Lavras, a atividade começou há aproximadamente oito anos, como uma brincadeira entre amigos. A prática ficou séria, e o grupo de amigos começou a organizar pistas e locais para que pudessem competir. E foi na UFLA que surgiu a chance de se criar uma pista exclusiva para automodelismo. Para Paulo Celani, que pratica a atividade há cinco anos, a pista é como uma filha. “A sua construção é um sonho realizado. É uma pista fantástica, que recebe pessoas de vários lugares. Poder competir aqui é incrível.”

Para os idealizadores do projeto, o Pró-Reitor de Infraestrutura e Logística (Proinfra) Jackson Antônio Barboso e o diretor de Logística Acadêmica José Maurício de Resende, a pista é um grande avanço, pois também funciona como uma sala de aulas. “Quando temos alguma aula de mecânica, inclusive com escolas municipais também, nós usamos a pista. O que estamos fazendo é uma integração, utilizamos o espaço público que nos dá um retorno quando precisamos dar aula”, disse José Maurício.

Texto e fotos: Laís Diniz, bolsista Dcom/Fapemig