Ir direto para menu de acessibilidade.
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

Crianças de Nazareno participam do projeto A Magia da Física e do Universo

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 21 Setembro 2018 14:28 | Última Atualização: Segunda, 24 Setembro 2018 12:50

Foi realizado na sexta-feira (21/9), no Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o segundo dia do projeto A Magia da Física e do Universo. Atualmente, o projeto está no cronograma de atividades da 12ª Primavera dos Museus, mas faz parte da programação rotineira do MHN, que trabalha com a divulgação da cultura científica envolvendo temas da Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática. 
Cerca de 50 crianças de Nazareno/MG, todas com aproximadamente dez anos, foram recebidas pela professora Karen Luz, do Departamento de Física (DFI); pelo técnico administrativo e um dos responsáveis pelo MHN, José Melo, e por estudantes da Universidade que fazem parte dos projetos de extensão, iniciados em 2009 e desenvolvidos de forma contínua. 
De acordo com a professora Karen, os experimentos são desenvolvidos para aguçar a curiosidade, utilizando materiais de fácil acesso, para que as crianças possam continuar executando-os em suas casas. “O projeto visa o ensino não formal da ciência para que haja um tempo de conceituação maior e é uma troca muito interessante que acontece entre duas gerações – os universitários que participam do projeto e as crianças que visitam o museu”, diz. 
O objetivo dos projetos oferecidos pelo MHN, segundo José Melo, não é competir com a escola no ensino dessas disciplinas, pois partem do pressuposto de que é preciso, antes de tudo, despertar o interesse dessas crianças para as ciências e dos professores para essas novas metodologias de ensino.

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.