Astronomia

Oficina de Astronomia "Festa das Estrelas" proporciona estudo sobre o cosmos

Escrito por Raphaela Mendonça Leite | Publicado: Segunda, 24 Setembro 2018 18:02 | Última Atualização: Segunda, 24 Setembro 2018 18:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

Como parte da programação da 12ª Primavera dos Museus, a UFLA realizou a oficina de Astronomia "Festa das Estrelas" na noite do último sábado (22/9). Sob a coordenação dos professores do Departamento de Física da UFLA (DFI/UFLA), Karen Luz e José Nogales, a oficina ocorreu em dois momentos: no primeiro, uma palestra sobre a história da Astronomia dos povos indígenas australianos. Já no segundo momento, os participantes tiveram a oportunidade de participar de atividades de observação do céu a olho nu e por meio de telescópios.

Com os pescoços virados para o céu, crianças e adultos trocavam conhecimento e aprendiam sobre a Astronomia na praça do Centro Histórico da Universidade. David Marques Alves de Jesus, de apenas 11 anos, ganhou a medalha de ouro na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e mostrou que idade não é sinônimo de nível de conhecimento. O jovem chegou a compartilhar com os demais participantes do evento curiosidades a respeito da temática.

De acordo com o professor José Nogales, a oficina "Festa das Estrelas" faz parte das atividades semanais que eles realizam na instituição, e a cada encontro têm trazido informações das percepções de como os povos indígenas de todo mundo tinham e têm acerca da Astronomia. Para ele, "todas as pessoas de todas as idades ficam curiosas quando o assunto é Astronomia. Aproveitamos a motivação natural que as crianças e as pessoas de todas as idades têm para quebrarmos paradigmas científicos a respeito do universo. O que fazemos é preencher as lacunas do interesse que eles têm", afirma.

Todo sábado o grupo faz encontros no Campus Histórico da UFLA para estudarem  Astronomia. O horário é das 19h às 22h.

Sobre a Primavera dos Museus

A 12ª edição da “Primavera dos Museus” foi realizada de 17/9 a 23/9 em todo o Brasil. O evento contou com a participação de 900 instituições, totalizando mais de 2.700 eventos programados. O Museu de História Natural (MHN) e o Museu Bi Moreira (MBM) – da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – estavam entre as instituições que compuseram esta edição. Entre as atividades desenvolvidas em Lavras, as pessoas interessadas puderam participar de exposições, rodas de conversa, oficinas, palestras, cursos, ações educativas e visitas mediadas.

Neste ano, o tema do evento – organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – foi “Celebrando a Educação em Museus”. Segundo a organização, o objetivo desta edição foi de promover uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: “educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado”.

Alberto Moura, bolsista UFLA/Fapemig

Confira as fotos do evento abaixo: