ECONOMIA COLABORATIVA

Criptomoeda é tema de discussão de projeto da UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 25 Setembro 2018 18:17 | Última Atualização: Terça, 09 Outubro 2018 10:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

No último sábado (22/9), o Centro de Convivência da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi palco do lançamento do projeto RoÇas de Conversa, que tem o objetivo de estimular a discussão e o uso da economia colaborativa.

Idealizado pelo técnico administrativo Gustavo Badaró, o projeto independente conecta pessoas e empresas a um movimento que fomenta o uso da criptomoeda pelo mundo inteiro. “O projeto fica disponível na forma de um documento na internet. Qualquer pessoa pode pegar esse documento e reproduzir o formato da RoÇa de Conversa. O único compromisso é  registrar o evento com fotos ou vídeo e disponibilizar no grupo do Facebook, onde todas as iniciativas se conectam.”

O subtema discutido na apresentação do projeto foi o Blockchain, que é uma tecnologia subjacente ao bitcoin, uma nova economia. Essa tecnologia cria uma nova camada na internet na qual ocorrerão transações de valores. “Como a internet está presente no nosso dia a dia, é importante entendermos como isso funcionará, pois quando essa tecnologia começar a funcionar nós não perceberemos. Ela estará presente na nossa vida, mudando a forma como nos comportamos em relação ao dinheiro”, disse Gustavo.

Para entender melhor, imagine uma casa de câmbio onde você compra dólares em troca de reais. Da mesma maneira, existe um tipo de empresa, chamada Exchange, que converte dólares ou reais em bitcoins: você faz o seu depósito e começa a fazer as transações em criptomoedas. A diferença entre a transação de dinheiro de papel e o bitcoin é que não há um governo como intermediário, você pode mandar um bitcoin do Brasil para a China sem passar pelas casas de câmbio. Por faltar uma autoridade central que intermedie a transação, o seu custo é muito mais barato.

Segundo Gustavo, por ser uma economia muito nova, é importante discutir o Blockchain antes de querer comprar as criptomoedas. “Essa economia pode influenciar desde os bancos até a sala de aula. Não temos noções das ferramentas que podem ser criadas. Por isso, precisamos conscientizar as pessoas antes.”

Ações como a desse projeto trazem novos conhecimentos para os estudantes e até para empreendedores, o conhecimento é uma ferramenta importante para a tomada de decisões. Para a analista do Sebrae Lavras, Glaucia Souto Vale “E importante discutir assuntos como este, que não são conhecidos pela maioria. Se estamos falando de ecossistemas de empreendedorismo, de inovação, nós precisamos trazer conteúdo relevante e que venha ao encontro dessa era digital.”

Laís Diniz, bolsista Dcom/Fapemig